Gerenciar diferentes expectativas, desde Baby Boomers, Geração X e Millennials até profissionais da Geração Z, no ambiente de trabalho atual, pode parecer um desafio e tanto. Afinal, cada geração tem seus próprios valores, hábitos de comunicação, estilos de trabalho, expectativas de carreira e formas de enxergar o mundo. Concorda?
Neste post, veja algumas estratégias de retenção de talentos de TI, e melhores práticas para a gestão multigeracional.
1. Decifrando o DNA Geracional
Para começar, é preciso entender as principais características de cada geração:
- Baby Boomers (1946-1964): experientes e dedicados, valorizam o trabalho árduo, a lealdade e o reconhecimento por suas conquistas. Além disso, buscam estabilidade, oportunidades de mentoria e comunicação clara e direta.
- Geração X (1965-1980): pragmáticos e independentes, procuram autonomia, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e desenvolvimento profissional contínuo. Além do mais, se inspiram em seus líderes e gostam receber feedback frequente sobre seu desempenho.
- Millennials ou Geração Y (1981-1996): conectados e colaborativos, buscam propósito no trabalho, empresas com valores fortes e oportunidades de aprendizado acelerado. Apreciam a autonomia para trabalhar de forma flexível e valorizam o recebimento constante de feedback sobre seu desempenho.
- Geração Z (1997-2010): nativos digitais, independentes e engajados em causas sociais, buscam autenticidade, flexibilidade, impacto positivo no mundo e oportunidades de aprendizado rápido.
2. Retenção e engajamento
A comunicação eficaz exige adaptação. Então, para alcançar diferentes gerações, utilize os canais que elas mais usam, por exemplo, e-mail, mensagens instantâneas, plataformas online ou reuniões presenciais. A linguagem também deve ser ajustada para garantir clareza e efetividade na mensagem.
Flexibilidade e autonomia: a implementação de um modelo de trabalho flexível, que englobe home office e horários flexíveis, atende às expectativas de diferentes gerações, enquanto o empoderamento dos colaboradores com responsabilidades desafiadoras e autonomia para tomar decisões, impulsiona o engajamento e a inovação. Baby Boomers desfrutam de um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a Geração X encontra oportunidades de crescimento e estabilidade, Millennials se conectam com a cultura dinâmica e a autonomia, e a Geração Z floresce em um ambiente flexível e propício à aplicação de suas ideias. Essa abordagem estratégica garante a atração e retenção de talentos de diferentes gerações, criando uma força de trabalho diversificada e preparada para os desafios do futuro.
Desenvolvimento constante: invista em programas de mentoria, treinamentos online e presenciais, workshops e outras formas de aprendizado que atendam às necessidades de cada geração.
Reconhecimento e feedback 360º: implemente um sistema de feedback contínuo, individualizado e construtivo, valorizando as conquistas individuais e coletivas.
3. Cultura inclusiva: Baby Boomers, Millennials, Geração X e Z
Diálogo aberto e respeitoso: crie um ambiente onde todas as gerações se sintam à vontade para expressar suas opiniões, ideias e perspectivas. Promova reuniões e eventos que incentivem a troca de experiências entre gerações, assim aproveitando o conhecimento de cada uma para impulsionar melhorias e encontrar soluções mais criativas para os desafios da empresa.
Valorização um a um: reconheça e celebre as conquistas, mesmo que pequenas, demonstrando que cada membro da equipe é valorizado e que sua contribuição é fundamental para o sucesso da empresa.
4. Gestão compartilhada de talentos de TI com a Ewave do Brasil
A Ewave fornece a alocação de profissionais de TI, conectando empresas a talentos de diversas gerações. Com isso, as companhias desfrutam de vários benefícios, por exemplo:
- Economia de tempo e recursos no recrutamento e seleção.
- Aumento da produtividade com profissionais experientes e qualificados.
- Equipe escalável, ajustável conforme demanda do negócio.
Como funciona?
A Ewave entende as necessidades e demandas da empresa, e posteriormente realiza a busca e seleção dos talentos. A equipe experiente de recrutadores faz testes e entrevistas para encontrar o perfil de TI desejado. Em seguida, o profissional selecionado é contratado pela Ewave e alocado na instituição que solicitou o serviço. Vale ressaltar que, a empresa solicitante participa de todo o processo seletivo. Sendo a Ewave a responsável por recrutar, selecionar, contratar e dar suporte.
A gestão do profissional é compartilhada entre ambas as empresas, assim a Ewave garante o acompanhamento próximo do alocado, com apoio ao desenvolvimento do profissional e sucesso do projeto.
Tenha uma equipe de TI de alta performance, seja com talentos Baby Boomers, Millennials, Geração X ou Z. Entre em contato conosco e encontre os profissionais de TI ideais para o seu negócio.