Atualmente, com a crescente evolução tecnológica e agilidade do mercado, muitas empresas têm o desafio de contratar e reter profissionais de TI. Isso tanto em grandes negócios, como em médios e pequenos estabelecimentos.
Devido ao boom tecnológico, o mercado tem vagas tech em abundância e em diferentes segmentos, porém nem sempre há profissionais qualificados para atuação em todos esses setores. Além disso, mesmo contratando bons colaboradores de TI, às vezes, as instituições têm dificuldade em retê-los, já que as oportunidades fora da empresa são múltiplas.
Nesse sentido, as companhias precisam aplicar as estratégias e práticas certas para encantar e manter esses profissionais. A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar na seleção e retenção de profissionais de tecnologia da informação. Acompanhe!
O que considerar na hora de contratar e reter profissionais de TI?
Primeiramente, a empresa deve avaliar o método de selecionar e recrutar os candidatos. Veja algumas questões a serem analisadas sobre as entrevistas:
- Será que os processos de seleção e recrutamento que duram semanas podem fazer o candidato perder o interesse?
- A demora no retorno ao candidato pode fazer a companhia perder profissionais para outras oportunidades?
- As informações estão sendo apresentadas durante as entrevistas de forma transparente ao candidato?
Essas e outras perguntas precisam passar por avaliação para que a empresa estabeleça parâmetros em seus processos seletivos. Veja outros pontos importantes na hora de contratar e reter profissionais de TI:
1. Avaliar as estratégias de RH por meio de métricas
É importante monitorar as métricas de RH, como tempo de preenchimento, tempo de contratação, origem da contratação, qualidade da seleção, custo por recrutamento, taxa de retenção, entre outras. Então, a partir desses dados, é possível tomar decisões mais adequadas em relação às futuras contratações.
2. Contar com colaboradores internos para encontrar talentos da área
Pessoas da mesma profissão tendem a se cruzar nos círculos profissionais e sociais. Eles se encontram em fóruns, seminários e conferências. Portanto, se possível, peça para seus colaboradores de TI compartilharem as vagas abertas para atrair mais candidatos. É interessante também bonificar os internos ao indicarem outros talentos.
3. Retenção de profissionais de TI
Quando a questão é reter colaboradores, contratar profissionais de TI altamente qualificados é metade da batalha, enquanto mantê-los por um longo prazo é a outra metade. Para reter um talento é necessário ter uma cultura saudável, além de práticas e políticas bem definidas. Veja algumas estratégias que podem ajudar:
• Criar um ambiente de aprendizado constante
Um profissional de TI bem-sucedido é um indivíduo inteligente e ambicioso, com inclinação para novos desafios e aprendizado contínuo. Por isso, a falta de desenvolvimento profissional é o motivo mais citado pelos talentos que estão insatisfeitos com o emprego atual. Sabendo disso, garanta que seus colaboradores de TI tenham um caminho de crescimento dentro da empresa. Além disso, disponibilizar treinamentos e cursos auxilia no desenvolvimento pessoal e de carreira.
• Flexibilizar o horário e disponibilizar a opção de home office
Uma ação que ganhou força nos últimos anos quando pensamos em reter profissionais de TI é a flexibilidade de horário, além do home office. Se possível, ofereça a opção de trabalho remoto aos funcionários para um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
• Reter os talentos com um bom ambiente de trabalho
Os melhores talentos de TI, certamente, desejam trabalhar em um lugar onde tenham a possibilidade de contribuir em projetos inovadores e com os times. Portanto, a empresa deve oferecer esse ambiente seguro, transparente e com potencial de crescimento e desenvolvimento caso queira melhorar a retenção de profissionais de TI.
Alocação de profissionais de TI
Uma excelente alternativa para aquelas empresas que querem contar com pessoas de TI para projetos específicos é a alocação de profissionais, também chamada de terceirização de mão de obra.
A Ewave do Brasil fornece o serviço de alocação de profissionais de TI para instituições de diversas regiões do país. O departamento de RH aplica estratégias assertivas para manter os alocados motivados e com alta produtividade ao longo do tempo. Uma boa prática utilizada é o acompanhamento do contratado, incluindo o alinhamento periódico de expectativas e necessidades. Saiba mais sobre esse serviço:
ALOCAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TI