Muitas pessoas se perguntam: será que já estamos vivendo a Transformação Digital? E a resposta é: Sim! Esse é o momento para se adaptar à mudança, principalmente, as empresas que pretendem continuar evoluindo.
Mundo moderno
A tecnologia nas últimas décadas vem influenciando todos os segmentos de mercado e a sociedade como um todo. A comunicação por meios digitais é apenas um dos passos rumo ao progresso.
Saiba exatamente o que é a Transformação Digital e de que maneira modifica as relações profissionais e humanas ao longo do tempo, neste post.
O que é Transformação Digital?
É o processo no qual a organização adota um mindset digital em todos os setores. Essa mudança é aplicada com o intuito de otimizar o desempenho e garantir melhores resultados.
Muitos empresários e colaboradores acreditam já estarem inseridos na Transformação Digital, mas vale lembrar que esse processo vai muito além de ter um blog, app e site no ar. Ou seja, é realmente uma forte modificação na estrutura do negócio, de modo que a tecnologia torna-se um elemento de presença central. Para aplicação desse processo, é necessário que a transformação inicie na área de gestão.
Efeitos da Transformação Digital no meio corporativo
Os impactos da tecnologia já podem ser vistos, por exemplo, na redução do uso de papel. Atualmente, as gavetas e mesas lotadas de papéis dão vez ao cloud e arquivos digitais dentro de máquinas.
A Transformação Digital também está presente na relação do consumidor com alguns tipos de serviços. Como exemplo: por meio de aplicativos que oferecem o serviço de delivery, aluguel de carro ou locação de pousadas. Sendo que, ganharam tanto destaque, porque estão totalmente focados na experiência do usuário (UX).
Experiência do consumidor
A HBR Analytic Services realizou uma pesquisa com seiscentos líderes das maiores empresas globais. O estudo aponta para a seguinte informação: 86% desses líderes concordaram que a experiência do usuário é essencial para o sucesso empresarial. E a instituição onde você trabalha, já pensa na UX?
Uma das estratégias que engloba a UX é a Omnichannel. Essa estratégia está baseada na integração de vários canais para fazer a ponte entre a organização e o lead/cliente. Assim, o visitante vê uma unidade no mundo on-line e off-line, em relação àquela marca. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, acesse nosso artigo: Estratégia Omnichannel: o que é e por que utilizar?
Automatização de processos e novos fluxos de receita
Há diversas outras formas de trabalho que mudaram com a tecnologia, a automatização de processos é uma delas. A contratação de sistemas de CRM e ERP, por exemplo, já são práticas habituais dentro dos negócios, a fim de otimizar tempo e melhorar o fluxo de trabalho.
Além da experiência do usuário como elemento central do negócio, e a automação de procedimentos, é muito importante procurar novos fluxos de receita. Como assim? Bem, focado no cliente, pode-se criar vários produtos tecnológicos que supram as necessidades dessas pessoas e que tragam bons lucros financeiros. Portanto, uma boa pesquisa e um planejamento adequado, podem permitir que a organização onde você atua ofereça ótimas inovações ao mercado.