Como funciona a Transformação Digital em instituições governamentais?

Prédio com luzes que simbolizam a tecnologia. Imagem remete à Transformação Digital em instituições governamentais.

Ao pensar na Transformação Digital, geralmente, já associamos com empresas privadas, não é? Mas, esquecemos que essa mudança está acontecendo em toda sociedade, ou seja, não se restringe a um setor específico. Sendo assim, os órgãos públicos também estão passando por uma transformação estrutural e cultural, procurando tornar-se mais digital para trazer mais agilidade e efetividade nos serviços prestados.

Atualmente, os principais desafios para transformar digitalmente o setor público são:

  • A mudança cultural;
  • A disponibilização de recursos financeiros;
  • O grande legado de infraestruturas, processos e sistemas desatualizados.

Para instituições governamentais implementarem a base tecnológica em sua estrutura, precisarão contar com uma empresa especializada no assunto, pois antes da implantação, é necessária uma análise prévia de requisitos.

Simone Silva, Executiva de Contas da Ewave do Brasil, explica que cada órgão público tem um nível de maturidade de tecnologia diferente. Por isso, a análise individual é necessária para determinar um ‘roadmap’ com os próximos passos. Assim, é possível trilhar a jornada de Transformação Digital e os objetivos que a instituição deseja atingir ao final.

Quais as tecnologias procuradas pelas instituições governamentais?

A procura por serviços e produtos tecnológicos está relacionada diretamente com o quanto a organização já desenvolveu e integrou a tecnologia nos trabalhos até o momento.

Simone Silva relata que, aqueles com um baixo nível de maturidade no emprego de tecnologia estão procurando, principalmente, os serviços de otimização da TI. Isto é, soluções que ajudarão a tornar o legado mais eficiente, a fim de que o órgão comece a investir em projetos de inovação e transformação.

A profissional da Ewave completa o assunto explicando que, “as instituições com maior maturidade no assunto, no geral, procuram por soluções de automação da TI e automação de processos. Com isso, o objetivo é reduzir os custos e aumentar a eficiência nos serviços e processos”.

E também existem aqueles órgãos públicos com um alto nível de maturidade. Nesse caso, Simone menciona que as soluções de modernização de aplicações e implementação de processos ágeis são bastante procuradas. Por meio dessas tecnologias, as instituições conseguem responder às necessidades da sociedade de maneira rápida e oferecendo uma melhor experiência de interação.

Vantagens ao passar pela Transformação Digital

Mediante o emprego de soluções tecnológicas, as instituições governamentais tornam seus investimentos mais eficientes por meio da otimização e adaptação de processos e serviços.

Dessa maneira, o resultado é a diminuição de gastos e a aplicação dos recursos financeiros de forma mais assertiva. Sendo assim, são disponibilizadas à sociedade, informações mais transparentes e a prestação de serviços de forma mais ágil.

Como são entregues as tecnologias aos órgão públicos?

“A tecnologia por si só não consegue fazer o trabalho sozinha. Então, antes de decidir pela implementação de uma nova tecnologia, deve-se realizar uma consultoria, a fim de ajudar os órgãos a conhecerem as opções e caminhos disponíveis e como cada uma delas vai endereçar os problemas de negócios. Assim, a instituição governamental consegue identificar os seus desafios e tomar melhores decisões”, explica a Executiva de Contas.

Outro ponto crucial para que as soluções sejam entregues, conforme a expectativa, são os serviços de pós-venda. Eles são cruciais para o sucesso de qualquer estratégia de Transformação Digital no setor público.

Ficou com alguma dúvida em relação à Transformação Digital dentro desses órgãos? Então, envie-nos uma mensagem. 🙂

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