Num ambiente cada vez mais competitivo, as empresas têm investido em tecnologia como diferencial no seu ramo de atividade. Nos últimos anos, ocorreu uma verdadeira revolução na forma como as instituições se relacionam com seus clientes por meio de canais digitais. Nesse sentido, há um componente especial nas interações entre usuários e sistemas: os
Chatbots.
Chatbots são sistemas que fazem uso de recursos da Inteligência Artificial – previamente treinados. Então, têm a capacidade de interagir com o ser humano de forma natural e aprender com estas experiências. Estes sistemas podem lidar com aquelas tarefas repetitivas, que geralmente representam a maior parte da demanda de atendimentos, permitindo à equipe se dedicar às tarefas mais complexas e aquelas que exigem análises mais subjetivas.
Atualmente, onde podemos aplicar um Chatbot?
Na prática, em qualquer ambiente onde há interação entre homem e computador. Mas, certamente, existem alguns cenários em que um Chatbot é mais propício. Por exemplo:
1 – Atendimento ao cliente
É a forma mais comum de encontrarmos os chatbots no mercado. Presentes em pequenas as grandes empresas, desde tira-dúvidas, fornecer serviços e até mesmo, interagindo com sistemas. Aliás, no Brasil, já temos alguns grandes exemplos, como a assistente virtual Bia, do Bradesco.
2 – Agendamento e reservas
Quem nunca passou por problemas ao tentar comprar uma passagem aérea? Mesmo com todas as evoluções tecnológicas e análises de usabilidade, os portais de agendamentos das empresas aéreas sempre geraram reclamações. Portanto, nessa área, um Chatbot pode auxiliar o cliente a encontrar as possibilidades de roteiro para o destino desejado. Tudo isso, de forma mais natural, por meio de um simples diálogo.
3 – E-commerce
Um atendimento através de um chatbot pode deixar o cliente muito mais à vontade. Aliás, um exemplo dessa área é a Lu, da Magazine Luiza. Conhece?
4 – Educação
Chatbots podem ser utilizados para auxiliar em cursos EAD, análise de desempenho e sugestões de áreas de conhecimento para melhorar a efetividade do aluno.
5 – Empresas de TI
Os chatbots podem dar apoio técnico aos clientes 24/7. A Sofia, assistente virtual da empresa
Softwell Solutions, por exemplo, é um caso real de chatbot nesta área. Ela é responsável por abrir chamados no suporte. Além disso, ajuda na tomada de decisões e a responder funcionalidades técnicas.