De mulher pra mulher: conheça a jornada de Renata Cobo Ferreira e Deisiane Oliveira

De mulher pra mulher: conheça a jornada de Renata Ferreira e Deisiane Oliveira
A Ewave do Brasil, nesta Semana da Mulher, traz ao blog uma série de entrevistas com algumas mulheres incríveis que fazem parte do time. 
 
Renata Cobo Ferreira, colaboradora da Ewave, que trabalha alocada na Scania, no cargo de Analista Oracle Sênior, é uma dessas profissionais. Veja também o que fala a Gerente de Projetos, Deisiane Oliveira, colaboradora da Ewave, alocada na Rumo, sobre sua trajetória profissional atual e aprendizados. Vamos lá?

Renata Cobo Ferreira: desafios durante a carreira

Renata declara que um dos momentos mais desafiadores da vida profissional ocorreu logo no começo da profissão. 
 
“Com aproximadamente 5 anos de experiência, tive que assumir o suporte de todos os sistemas de um setor da empresa. No total, 10 sistemas com tecnologias distintas. Apesar de não entender todos por completo, busquei o conhecimento necessário”, expõe Renata. E, completa: “Sendo uma pessoa autodidata, consegui superar os desafios e crescer ao longo dos anos”.
 
A profissional relata ainda que tanto o autodidatismo, quanto a postura de saber quando pedir ajuda, auxiliaram em seu desenvolvimento profissional. “Essas duas características, quando usadas em conjunto,  permitem que a pessoa resolva os problemas corporativos pelos quais é responsável, e traga soluções inovadoras”, comenta. 
 

Trabalhos que fazem o olho brilhar

Um dos projetos que a colaboradora mais tem orgulho de ter participado como alocada da Ewave, é a migração de um sistema com  tecnologia antiga para uma plataforma em Cloud. 
 
Renata também menciona a satisfação em ter ministrado uma palestra virtual sobre Arduino, voltada ao público feminino (ArchTalk-Arduino é coisa de menina sim!). Outro projeto que traz orgulho à profissional é participação ativa no desenvolvimento da Comunidade Interna da Scania, chamada PowerTechGirls, focada nas mulheres que atuam em TI.
 

Referências profissionais e de vida

A Analista conta que suas maiores referências profissionais e de vida são as pessoas da família. “Somos uma família de 4 irmãos, sendo que 3 são formados e atuam em TI. Meu pai também atuou como Analista de Sistema e Processos. Sou a caçula da família, então, eles influenciaram ainda mais em minha atuação profissional e de vida”, relata.
 
A colaboradora comenta ainda que sua irmã já trabalha há 30 anos no ramo de TI, e sem dúvida é uma grande referência na carreira. Vale ressaltar que, esse setor ainda é predominantemente masculino.
 
Já como exemplo de vida, Renata não esquece da mãe. “Uma mulher grandiosa que, além de ser sempre independente, nos ensinou a seguir no mesmo caminho. Além disso, sua vontade de aprender e ir além, são características de grande exemplo. Um fato da vida dela que coloca isso em evidência é a decisão de aprender línguas, mesmo depois de aposentada. Hoje, aos 78 anos, ela fala fluentemente espanhol e italiano, fala bem o inglês e estuda o francês”, declara orgulhosa.

 

Deisiane Oliveira: visão completa de públicos e das relações pode otimizar projetos corporativos

Quando a pergunta é a seguinte: Há algo que tenha orgulho de ter construído ou ajudado a construir, trabalhando na Ewave?, Deisiane fala sobre a visão 360° para lidar com os profissionais. Ela declara que atuando como gestora na Ewave, durante o desenvolvimento de projetos, pode entender a importância do relacionamento com os stakeholders da empresa.
 
“Busco entender realmente o público com quem estou lidando e a nossa relação empresarial, da maneira mais completa possível, a fim de construir relacionamentos e trocas enriquecedoras. Isso ajuda diretamente no dia a dia de trabalho”, relata. 
 

Referências profissionais e de vida

A Gerente de Projetos tem seus pais como referências profissionais e de vida. “Meus pais são casados há 43 anos, e sempre buscaram por meio do trabalho e do estudo melhorar as condições de família. Por isso, são exemplos de persistência, fé e resiliência”, reconhece.
 

Desafios

Deisiane comenta que um dos seus maiores desafios profissionais ocorre neste momento, com o retorno da licença maternidade há um mês. “Com certeza, agora é o momento mais desafiador da minha carreira, pois estou aprendendo a conciliar a Deisi profissional com a Deisi mãe, a Deisi esposa e tantas outras que preciso administrar”, relata. 
 
Ela acredita que não existe uma receita pronta de superação para passar por essa conciliação. Por isso, continua adaptando sua rotina da melhor forma para ela e para o baby.
 
Vale ressaltar que, nossa colaboradora Cristiane falou sobre a relevância de uma rede de apoio para mães que estão seguindo suas carreiras corporativas. Confira em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato pelo WhatsApp!