Quais as responsabilidades do profissional de DevOps?

Homem em frente ao computador. Imagem simboliza que ele é um profissional de Devops.

Atualmente, muitos recrutadores buscam de modo recorrente o profissional especialista em DevOps. Afinal, as instituições estão começando a utilizar cada vez mais a metodologia DevOps. E, com isso, novas oportunidades abrem para os profissionais deste ramo.

O DevOps é um conjunto de boas práticas que tem o objetivo de integrar os departamentos de desenvolvimento com os times de operação e apoio. Portanto, o foco está em ajudar as instituições a entregarem soluções tecnológicas de maneira ágil, com alta qualidade e menor custo e risco. Clique aqui para conhecer mais a fundo o conceito DevOps.

Funções do profissional de DevOps

Certamente, as responsabilidades variam conforme o nível do cargo, mas há algumas funções comuns dos profissionais que trabalham com DevOps. Veja os principais papéis desta profissão tão requisitada no mundo tech.

O profissional especialista em DevOps é capaz de melhorar a produtividade dos developers e a confiança nas operações. Ele auxilia diretamente na comunicação e integração entre ambos os times e estimula a padronização de processos e a implementação ágil de novas versões.

Além disso, trabalha com as áreas de softwares e infraestrutura. Ou seja, este especialista atua no ciclo de planejamento, bem como no desenvolvimento, testes e na automação de projetos. Sem falar que, tem o papel de detectar eventuais problemas nos desenvolvimentos, por meio da automação de testes, builds, etc.

Aaah! Ele também realiza a entrega do produto final de modo seguro, coleta e controla os processos automatizados. Além do mais, monitora as solicitações e feedbacks dos clientes, aplicando as alterações necessárias no produto, a fim de adequar a solução tecnológica à expectativa e às necessidades dos clientes.

Perfil profissional

Confira algumas características do profissional de DevOps, logo a seguir:

1 – Habilidades técnicas

Geralmente, esses profissionais são formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou cursos afins. Além disso, o especialista em DevOps conhece as ferramentas e metodologias ágeis, e as práticas de automatização de processos.

Outro ponto importante nesta área é mostrar-se capaz de programar em Python, Ruby, etc. Mas, os pré-requisitos da profissão não param por aí, pois ter conhecimento de outras linguagens de programação, sem dúvida, é um grande diferencial para o especialista. Por exemplo, programar em JavaScript.

2 – Habilidades comportamentais

O profissional de DevOps atua diariamente com as equipes e clientes. Por isso, nada melhor do que apresentar uma excelente comunicação, que seja clara, objetiva e empática.

Outras soft skills essenciais no dia a dia de trabalho são: inteligência emocional, espírito de liderança, proatividade e resiliência.

3 – Portfólio adequado

É fundamental montar um portfólio ao longo do tempo, tanto para ter um histórico quanto para mostrar os trabalhos em futuras oportunidades. Esses projetos e desenvolvimentos, certamente, podem ser uma porta de entrada em outras instituições.

Vagas de emprego

A Ewave do Brasil está com muitas oportunidades abertas na área tech. Confira nosso quadro de vagas e aproveite para enviar seu currículo. Junte-se ao nosso time!

E aí, você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Então, envie seu recado para nossa equipe nos comentários. Vamos bater um papo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato pelo WhatsApp!