Você está à procura de uma nova oportunidade de trabalho e precisa arrumar seu currículo, profissional de TI? Então, confira a seguir algumas dicas para estruturar seu CV, incluindo experiências, habilidades, cursos, etc.
Muitas vezes, devido a uma formatação inadequada ou por falta de informações, as chances de continuidade no processo seletivo diminuem para o candidato. Por isso, vale um cuidado especial na elaboração do currículo.
Profissional de TI, veja algumas sugestões para criar seu currículo:
1 – Direto ao ponto
Leve objetividade para o currículo, isso pode fazer diferença no momento em que o recrutador visualiza o documento. Sabendo disso, evite descrições longas, prefira resumos mais precisos. Além disso, seja claro ao descrever as realizações e qualificações, de modo que o RH consiga facilmente entender seu perfil.
2 – Linguagem adequada
Outro ponto bem importante ao elaborar o currículo é a linguagem. Evite erros de português, gírias ou termos coloquiais. Então, não deixe de utilizar o corretor ortográfico. Inclusive, você pode pedir a outra pessoa que revise o seu CV. Algumas vezes, erros de digitação e ortográficos passam despercebidos por quem escreve.
Obs: você também deve revisar o documento. Mas, a dica é manter um intervalo entre a elaboração do CV e a releitura.
3 – Certificações em destaque
Na área de TI, geralmente, os profissionais buscam certificações em diversas linguagens de programação, além de cursos sobre novas tecnologias e afins. Se esse é o seu caso, valorize essas certificações, pois elas têm um grande valor às instituições.
Os certificados mostram que o candidato consegue trabalhar com determinados processos e tem competência para o cargo. Portanto, reserve um espaço no currículo e apresente os cursos, treinamentos, seminários, etc.
4 – O layout é a porta de entrada
A linguagem visual chega aos olhos antes mesmo das informações. Por isso, pense em um formato adequado, conforme o seu perfil. Passe uma boa impressão logo de início, por meio de cores e fontes propícias. Além disso, escolha um bom tamanho de letra e um espaçamento efetivo para a leitura. Aaah! Mantenha o “respiro” nas laterais do currículo.
5 – Personalização
Antes de enviar seu currículo, pesquise sobre os pré-requisitos da vaga e mais informações sobre a empresa. Em seguida, dê destaque às suas habilidades mais condizentes com o que está sendo pedido. Mostre também aqueles projetos, softwares ou ferramentas que você participou e que casam com o que a empresa precisa do candidato, isto é, customize o CV dando evidência aos pontos comuns entre você e a companhia.
A Ewave do Brasil está com diversas oportunidades abertas na área de TI. E aí, bora enviar seu super currículo pra gente? Acesse nossas vagas.
Resumo do post