O Business Process Management (BPM) ou Gestão de Processos de Negócio é uma excelente metodologia para empresas que buscam melhorar seus procedimentos. Afinal, trata-se de um método de gerenciamento focado na inovação dos processos. A seguir, entenda mais a fundo o tema com 6 perguntas e respostas sobre o BPM.
1. O que é uma estrutura de BPM?
É um conjunto organizado de atividades para a execução ideal de um serviço ou produto. Ou seja, inclui: regulamentos setoriais, políticas, padrões de qualidade, etc. O BPM ajuda no aperfeiçoamento das tarefas, por meio de:
- Estratégias internas e externas;
- Definição de metas empresariais macro e micro;
- Definição de papéis de trabalho;
- Tecnologias para analisar, implementar e gerenciar o desempenho;
- Tecnologias para estabelecer a governança de processos, entre outras funções.
2. Quais são as vantagens?
Adotar o BPM equivale a adquirir uma série de melhorias corporativas. Confira os principais benefícios:
- Mais transparência nos processos;
- Controle de desempenho aprimorado;
- Aumento da produtividade;
- Agilidade e eficiência ampliadas;
- Diminuição de erros durante os trabalhos;
- Redução de custos com retrabalhos.
3. Agilidade ou eficiência: o que o BPM proporciona?
O BPM é um verdadeiro catalisador de agilidade e eficiência. Por meio da automação de determinados processos, por exemplo, ele reduz não só o tempo de execução em atividades manuais, como permite uma nova definição no escopo de trabalho dos profissionais. Dessa forma, essas pessoas podem assumir atividades mais estratégicas e importantes para a empresa.
Além disso, a flexibilidade na execução das atividades permite que as companhias se adaptem mais rapidamente às mudanças do mercado.
4. Por que automatizar processos?
Certamente, automatizar é o caminho para a modernização de fluxos de trabalho. Ao utilizar a tecnologia e integrar sistemas e dados, a empresa aprimora o controle e a eficiência do trabalho. Desse modo, resultando em:
- Fácil identificação de gaps;
- Otimização de mão de obra;
- Mais qualidade em análises;
- Suporte aos gestores.
5. Quais são os tipos de mapeamento mais utilizados?
Navegando pelas possibilidades de mapeamento (representação gráfica) para ter uma visão ampla dos processos, encontramos várias abordagens. Vem ver as principais:
- Fluxograma: representação visual das etapas em sequência;
- Fluxograma horizontal: ênfase em atividades e sequências;
- Mapofluxograma: fusão de mapas mentais e fluxogramas;
- BPMN (Business Process Model and Notation): notação específica para modelagem de processos.
6. Quais as etapas para implantar o BPM?
O ciclo de vida do BPM, geralmente, é composto por 6 fases. Confira logo a seguir:
- Planejamento dos próximos passos e identificação dos trabalhos e tarefas;
- Análise de processos e fluxos;
- Desenho dos fluxos ideais;
- Simulação e verificação;
- Controle e monitoramento;
- Otimização dos fluxos.
BPM da Ewave
A Ewave do Brasil se destaca como uma parceira confiável na oferta de serviços especializados em Gestão de Processos. Desde o Mapeamento até o Redesenho e Melhorias, e chegando à eficiência da Automação Robótica, a Ewave proporciona uma jornada completa de aprimoramento.
Por meio da aplicação criteriosa de recursos, a Ewave auxilia as empresas a inovarem em seus processos.