6 perguntas e respostas para compreender o BPM

Duas mulheres olhando para um quadro e colando post-it. A imagem representa o esclarecimento de dúvidas sobre o BPM.

O Business Process Management (BPM) ou Gestão de Processos de Negócio é uma excelente metodologia para empresas que buscam melhorar seus procedimentos. Afinal, trata-se de um método de gerenciamento focado na inovação dos processos. A seguir, entenda mais a fundo o tema com 6 perguntas e respostas sobre o BPM.

1. O que é uma estrutura de BPM?

É um conjunto organizado de atividades para a execução ideal de um serviço ou produto. Ou seja, inclui: regulamentos setoriais, políticas, padrões de qualidade, etc. O BPM ajuda no aperfeiçoamento das tarefas, por meio de:

  • Estratégias internas e externas;
  • Definição de metas empresariais macro e micro;
  • Definição de papéis de trabalho;
  • Tecnologias para analisar, implementar e gerenciar o desempenho;
  • Tecnologias para estabelecer a governança de processos, entre outras funções.

2. Quais são as vantagens?

Adotar o BPM equivale a adquirir uma série de melhorias corporativas. Confira os principais benefícios:

  • Mais transparência nos processos;
  • Controle de desempenho aprimorado;
  • Aumento da produtividade;
  • Agilidade e eficiência ampliadas;
  • Diminuição de erros durante os trabalhos;
  • Redução de custos com retrabalhos.

3. Agilidade ou eficiência: o que o BPM proporciona?

O BPM é um verdadeiro catalisador de agilidade e eficiência. Por meio da automação de determinados processos, por exemplo, ele reduz não só o tempo de execução em atividades manuais, como permite uma nova definição no escopo de trabalho dos profissionais. Dessa forma, essas pessoas podem assumir atividades mais estratégicas e importantes para a empresa.

Além disso, a flexibilidade na execução das atividades permite que as companhias se adaptem mais rapidamente às mudanças do mercado.

4. Por que automatizar processos?

Certamente, automatizar é o caminho para a modernização de fluxos de trabalho. Ao utilizar a tecnologia e integrar sistemas e dados, a empresa aprimora o controle e a eficiência do trabalho. Desse modo, resultando em:

5. Quais são os tipos de mapeamento mais utilizados?

Navegando pelas possibilidades de mapeamento (representação gráfica) para ter uma visão ampla dos processos, encontramos várias abordagens. Vem ver as principais:

  • Fluxograma: representação visual das etapas em sequência;
  • Fluxograma horizontal: ênfase em atividades e sequências;
  • Mapofluxograma: fusão de mapas mentais e fluxogramas;
  • BPMN (Business Process Model and Notation): notação específica para modelagem de processos.

6. Quais as etapas para implantar o BPM?

O ciclo de vida do BPM, geralmente, é composto por 6 fases. Confira logo a seguir:

  • Planejamento dos próximos passos e identificação dos trabalhos e tarefas;
  • Análise de processos e fluxos;
  • Desenho dos fluxos ideais;
  • Simulação e verificação;
  • Controle e monitoramento;
  • Otimização dos fluxos.

BPM da Ewave

A Ewave do Brasil se destaca como uma parceira confiável na oferta de serviços especializados em Gestão de Processos. Desde o Mapeamento até o Redesenho e Melhorias, e chegando à eficiência da Automação Robótica, a Ewave proporciona uma jornada completa de aprimoramento.

Por meio da aplicação criteriosa de recursos, a Ewave auxilia as empresas a inovarem em seus processos.

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