Grande parte das pessoas, ao utilizar algumas soluções digitais das empresas, não costuma ler a Política de Privacidade. Você faz parte desse grupo? Se sim, não deveria. Afinal, você pode estar concordando com algo que se lesse não aceitaria. Já pensou nisso?
Quando o visitante entra em sites ou aplicativos, percebe que no momento do cadastro ou para utilizar o serviço, há a necessidade de ler e concordar com informações da Política de Privacidade. Lá, concentram-se os termos sobre o tratamento de dados desse usuário. Entenda melhor o assunto, neste post.
O que é Política de Privacidade?
É um conjunto de informações com toda a descrição das práticas que serão realizadas com os dados do visitante. Portanto, independente se ele acessou um cadastro de site, app ou outra plataforma on-line, para dar continuidade no processo, será necessário concordar com a Política da companhia.
Então, a finalidade da Política de Privacidade é deixar transparente ao visitante como serão utilizados os seus dados e com qual objetivo. Aaah! Dentro do documento também deve estar descrito se as informações serão repassadas a terceiros.
Veja alguns dados que, geralmente, são solicitados pelas empresas aos consumidores:
- Contatos;
- Informações sobre as páginas visitadas;
- Fontes de tráfego;
- Histórico de conversas;
- Localização;
- Comportamento do usuário dentro de sites ou aplicativos;
- Entre outras infos que podem ser coletadas.
Qual a relevância da Política de Privacidade?
Certamente, um dos pontos mais importantes da Política de Privacidade é a transparência, já que os visitantes poderão verificar quais os dados serão utilizados e, assim, optar pela autorização ou não. Com isso, a instituição mostra credibilidade e responsabilidade aos consumidores.
A Lei nº12.965/2014, conhecida como Marco Civil da Internet, permitiu a regulamentação no Brasil, com princípios, direitos e deveres na web. Sendo assim, os provedores precisam adequar sua Política de Privacidade, conforme essa legislação. Isso faz com que os usuários possam sentir mais segurança para navegar pela internet e disponibilizar algumas informações com as marcas.
Em relação à questão jurídica, as políticas auxiliam na prevenção de processos contra o negócio, já que ao aceitar os termos, cria-se um acordo entre as partes. Ou seja, a Política de Privacidade é um documento jurídico fundamental para a transparência institucional. Além do mais, quando a instituição capta as informações do consumidor, é necessário guardá-las por um prazo mínimo de 6 meses. Essa exigência serve, principalmente, àqueles casos em que o usuário abre um processo contra a entidade, e a organização precisa disponibilizar à Justiça os dados armazenados, conforme ordem judicial.
A Política de Privacidade também ajuda a evitar o vazamento de dados, pois conforme as organizações são obrigadas a disponibilizar os termos e condições, comprometem-se em cuidar das infos dos clientes, a fim de evitar o vazamento e outros danos cibernéticos.
Detalhe importante para ficar atento, a partir de agora: com a obrigatoriedade da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as empresas precisarão adequar a sua Política de Privacidade aos princípios da LGPD. Veja como os seus dados pessoais deverão ser tratados pelas empresas, clique aqui.