As grandes companhias trabalham com informações de forma rápida, utilizando milhares de dados coletados e analisados praticamente em tempo real. Nesse sentido, já é possível imaginar o volume assustador de informações que chegam por minuto, não é? Acontece que estas empresas sabem que seus concorrentes já estão trabalhando com decisões rápidas e assertivas. Então, é vital para qualquer negócio aproveitar toda informação para não perder grandes oportunidades. É aí que entra o Business Analytics (BA).
O potencial do BA
Para o vice-presidente da Ewave do Brasil, André Nascimento: atualmente, para manter a rapidez na análise correta de diversos dados só é possível com o Business Analytics. Essa ferramenta é um conjunto de soluções que permite avaliar dados e construir modelos preditivos a fim de auxiliar na tomada de decisão, prever tendências e trazer vantagens competitivas às empresas. Aliás, o uso dessa tecnologia para traduzir todos esses dados e criar informações relevantes já é uma tendência nas grandes empresas, pois há rapidez na investigação das informações e qualidade no conteúdo coletado.
Além disso, o BA engloba consultas, relatórios, análises, painéis, modelagem de cenários e monitoramento em tempo real, otimizando o processo de decisão. “As soluções de Business Analytics viabilizam a construção de dashboards e relatórios de maneira dinâmica. Ou seja, cruzam todas as variáveis contidas na base de dados mais confiáveis, assim, a análise de informações fica bem mais ampla”, explica André.
Confira como o Business Analytics auxilia as empresas:
- Modelagem de dados contextuais;
- Análise cibernética;
- Otimização corporativa;
- Análise de serviços financeiros;
- Análise de fraude;
- Avaliação de marketing;
- Avaliação de preços;
- Análise de vendas no varejo;
- Análise de risco e crédito;
- Avaliação da cadeia de suprimentos;
- Avaliação de talentos.
Ficou com alguma dúvida? Então, deixe sua mensagem nos comentários.