O Centro de Operações de Rede ou Network Operations Center (NOC) auxilia as empresas no monitoramento de vários serviços, aplicações e dispositivos conectados à rede.
É comum que as instituições tenham o apoio de tecnologias para melhorar os processos corporativos, porém, para que funcione de modo adequado, há a necessidade de se monitorar a infraestrutura de TI. Então, é nesse momento que o NOC entra como uma alternativa para as companhias, pois por meio do Centro de Operações de Rede o estabelecimento mantém o monitoramento e controle de toda a infraestrutura de TI com mais eficiência e agilidade.
Com o monitoramento constante, a equipe pode agir de forma proativa a fim de evitar que as falhas venham a causar perdas à companhia.
Como funciona o NOC?
O Centro Operações de Rede, além do monitoramento e previsão de erros, também atua com a execução de scripts para estabilizar os incidentes após o acontecimento.
Outro ponto bastante interessante do NOC é que fornece dados que viabilizam um histórico de ocorrências. Dessa forma, a equipe pode aplicar contínuas melhorias e novas estratégias.
A Central também gera relatórios que mostram a capacidade dos ativos de TI, e esses diagnósticos auxiliam na estabilidade efetiva das redes.
NOC na prática
A companhia contratante consegue escolher entre implementar o Centro de Operações de Rede internamente ou de modo terceirizado. Geralmente, as instituições têm recursos limitados em relação à tecnologia. Por isso, pesquisar por uma empresa especializada no assunto para ajudar com a demanda pode ser uma boa solução.
A Ewave do Brasil, por exemplo, oferece suporte à infraestrutura e NOC. Com vasta experiência na implantação e operacionalização desse serviço, os Ewavers monitoram e controlam a infraestrutura de TI de empresas nacionais e internacionais com competência técnica e rapidez. Caso queira entender melhor as possibilidades desse serviço, os planos e valores, tire suas dúvidas com a nossa equipe.
Benefícios do NOC
A seguir veja as principais vantagens em aplicar o Network Operations Center na sua empresa:
Monitoramento constante e coleta de dados
A empresa tem a possibilidade de optar pelo NOC que funciona somente durante o expediente ou todos os dias da semana, 24h por dia. Mas, independente da escolha, haverá um monitoramento contínuo das redes, a fim de evitar os efeitos do downtime (tempo de inatividade) e de garantir o funcionamento efetivo de todas as tecnologias utilizadas pela instituição.
Além disso, devido ao monitoramento constante, há a intensa e ágil coleta de dados que possibilita a geração de relatórios completos, certeiros e atualizados sobre o status das redes, facilitando a implementação das melhorias necessárias.
Otimização da produtividade e prevenção de erros
Com o controle permanente da infraestrutura tecnológica por meio do NOC, os gestores de TI conseguem diminuir o tempo gasto em busca de possíveis erros nas redes. Dessa forma, melhorando a produtividade e possibilitando o foco em tarefas mais estratégicas.
Além do mais, quando a Central detecta o erro, isso possibilita uma agilidade na resolução de falhas que poderiam impactar o usuário final.
Gestão de riscos
Mediante o apoio do NOC, a empresa consegue aplicar uma cultura de gestão de riscos. Desse modo, o time identifica, gerencia e previne os riscos relacionados às atividades de TI com mais facilidade.
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