3 formas de melhorar a computação em nuvem com o DevSecOps

Profissional digitando em notebook. Imagem simboliza que ele está trabalhando com a melhoria da computação em nuvem com o DevSecOps.

Ao aplicar o DevSecOps, certamente o foco está na infraestrutura e segurança das aplicações, incluindo a proteção da nuvem. Aliás, os processos de DevSecOps auxiliam desde o build até a automatização e controle de várias portas de segurança. Dessa forma, evitando que as atividades de DevOps tenham problemas.

A segurança dos arquivos armazenados em nuvem é uma questão bastante relevante dentro das companhias. Afinal, com a evolução digital é necessário encontrar soluções que ajudem a diminuir a vulnerabilidade dos dados e das ferramentas virtuais. O DevOps auxilia na segurança individual, mas não na coletiva. E, é aí que entra a solução DevSecOps, que atua de modo eficiente na segurança da computação em nuvem.

Como o DevSecOps pode ajudar na segurança da nuvem?

1. Otimizando a automatização

Muitas empresas automatizam a segurança da nuvem. Isso ocorre tanto pela praticidade, quanto pela questão da mão de obra especializada. Mesmo os profissionais mais experientes em segurança, dificilmente, conseguem manter-se 100% atualizados e por dentro de todas as boas práticas de cada provedor de cloud, ferramenta de orquestração, etc. Portanto, a automatização torna-se uma maneira mais prática e eficaz.

Entretanto, essa automação, às vezes, cria alguns problemas. Por exemplo: ao automatizar a identificação de problemas, o resultado será mais trabalho. Nesse sentido, é fundamental buscar não só uma metodologia que automatize a identificação de problemas, mas também corrija-os. A solução DevSecOps, por exemplo, contempla a seleção das ferramentas corretas para integrar a segurança de forma contínua.

2. Ações preventivas

Muitas vezes, problemas com a segurança cibernética ocorrem por um pensamento reativo, que pretende se proteger de ameaças externas, em vez de aplicar ações preventivas.

Atualmente, com o provisionamento de infraestrutura, é possível manter uma abordagem preventiva referente à segurança dos dados em nuvem. Entretanto, para isso, é preciso traduzir a automatização de governança em uma linguagem facilitada e levar recursos aos especialistas de segurança de DevOps com tecnologias acionáveis.

A implementação de políticas na camada de código permite a proteção da nuvem de maneira adequada. Sendo que o DevSecOps pode ajudar com a indicação de melhores práticas durante esse processo.

3. Melhora o potencial dos processos

Para que o DevSecOps na nuvem funcione, a empresa deve integrá-lo aos recursos e processos com os quais os desenvolvedores trabalham rotineiramente. Assim, a empresa mantém os trabalhos virtuais corporativos mais seguros. O DevSecOps ajuda na proteção das aplicações, com um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE), que disponibiliza funcionalidades e infraestrutura com processos adequados e, portanto, menos vulneráveis.

Inclusive, as análises automatizadas em cada revisão de código são uma excelente forma de potencializar os fluxos de trabalho existentes.

Ewave do Brasil em ação

A solução DevSecOps da Ewave do Brasil pode auxiliar no fluxo de trabalho e nos desenvolvimentos de softwares da sua companhia. Assim, agilizando as atividades digitais e mantendo-as mais seguras.

Ao manter o DevSecOps ativo, a empresa torna a segurança da nuvem mais completa, além de assegurar o ritmo planejado referente aos seus procedimentos de DevOps.

Converse com um de nossos especialistas e aproveite para tirar suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato pelo WhatsApp!