Na última sexta-feira, 18 de setembro, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor. A empresa em que você trabalha está prepara para os impactos da LGPD no Marketing Digital?
A lei muda a maneira de lidar com os dados pessoais dos usuários nas organizações. Então, certamente, todos os setores da empresa que têm algum tipo de envolvimento com informações de clientes terão mudanças no processo de trabalho.
No caso do Marketing Digital, o modo de coletar os dados de leads e clientes deve ser revista. Essa ação precisa ser realizada de forma mais clara, a fim de evitar problemas futuros. Entenda melhor o assunto, a seguir.
Como a LGPD impacta nas estratégias de marketing digital?
Muitas estratégias de conversão de leads no meio online estão relacionadas a convencer o potencial cliente a cadastrar seus dados, geralmente, por meio de formulários ou pesquisas. Isso é feito tanto em sites, quanto em blogs, campanhas patrocinadas, entre outros canais.
Porém, a partir de agora se a instituição quer as informações pessoais dos usuários, deve esclarecer a eles como os dados serão tratados. Por exemplo, se a sua empresa deseja coletar os pacotes de dados (cookies) dos leads dentro do site, certifique-se de comunicá-los sobre essa coleta e verifique se estão de acordo com os termos de uso. Com a LGPD, as empresas devem manter a transparência em relação ao uso dos dados dessas pessoas para evitar sanções na Justiça.
Outro ponto importante é a verificação de informações no e-mail marketing, pois com a LGPD os endereços de e-mail novos e antigos precisam ser verificados. Assim, a companhia garante a autorização para o envio de materiais. Sem falar que, tendo a certeza que o consumidor aceita receber seus arquivos e informações, também tem-se a confirmação de um lead qualificado. Nesse sentido, você pode criar estratégias mais personalizadas e atrativas.
Enfim, o que teremos dentro do mercado é um relacionamento cada dia mais transparente entre empresa e cliente, com o objetivo de garantir uma relação segura.
Adapte-se à LGPD
Além de ter profissionais de TI responsáveis pela implementação da LGPD, elabore uma política de consentimento e privacidade. A LGPD não veio com o intuito de impedir que as campanhas de marketing digital coletem as informações dos leads, mas para regulamentar e trazer mais clareza ao relacionamento. Então, crie uma política de consentimento e privacidade da marca, a fim de trabalhar com padrões de segurança e, consequentemente, conquistar ainda mais a confiança dos consumidores.
Aqui, deixamos alguns questionamentos: essa não seria a hora de realizar mudanças nas campanhas de marketing? Talvez seja o momento de utilizar a criatividade para inovar!
Sabe aquela antiga página de captação de leads? Que tal mudá-la e criar materiais diferenciados para chamar a atenção dos consumidores? Aproveite as mudanças que a LGPD trouxe e se destaque no mercado. Se é para ser transparente, seja também mais convidativo e convincente, levando conteúdo de valor personalizado aos clientes.
Veja a lei na íntegra, clique aqui. Se ficou com alguma dúvida em relação à aplicação da LGPD no Marketing Digital, fique à vontade para nos enviar um recado nos comentários. 🙂