Nos últimos anos, o mercado vem passando por uma série de mudanças, a inserção do home office no cotidiano das equipes, por exemplo, faz parte deste desenvolvimento. A pandemia de COVID-19 e a obrigatoriedade da quarentena também aceleraram o trabalho remoto dentro das organizações.
Nesse sentido, gestores e times precisam buscar boas formas de adaptar os processos corporativos ao “novo” modo de trabalho com eficiência.
A seguir, confira algumas dicas para integrar as equipes durante as atividades remotas:
Home office e a integração de equipes
1 – Planeje metas, prazos e métricas
Sua empresa divide os times em setores ou por projetos? Independente da forma de estruturação, a companhia precisa de um conjunto de objetivos e prazos, a fim de orientar as decisões diárias. Além disso, com essas definições, os líderes podem identificar facilmente problemas no fluxo de trabalho ou a necessidade de melhorias.
Aliás, independente do trabalho home office, os prazos e metas sempre trazem um norte aos profissionais na programação de atividades e resultados.
Enquanto isso, as métricas de desempenho permitem um olhar geral em relação ao andamento das atividades da equipe. Portanto, caso aconteça algo na integração da equipe remota, é possível fazer mudanças de modo ágil. Assim, evitando problemas maiores.
2 – Encontros periódicos
As conversas regulares ajudam a garantir que o time atuará em harmonia dentro dos objetivos estabelecidos. Ao realizar reuniões frequentes, o gerente consegue observar se há alguma falha e se os processos precisam ser otimizados, para melhorar a qualidade das atividades durante o home office.
Não deixe de realizar reuniões com o grupo para comunicar atrasos, modificações ou novas metas. Além disso, as conversas ajudam na troca de feedback, fator essencial para qualquer projeto.
3 – Soluções digitais em comunicação e armazenamento em nuvem
Ao trabalhar com equipes remotas e de diferentes regiões, contar com excelentes soluções tecnológicas em comunicação é fundamental. Afinal, como manter a integração com eficiência sem ferramentas básicas?
Atualmente, boas opções em sistemas não faltam. Pesquise e analise aquela que melhor adapta-se à realidade da sua empresa. Avalie a velocidade, eficiência, funcionalidades, prós e contras. Dessa forma, torne os processos rápidos e inteligentes.
Aaah! Outro ponto importantíssimo é a contratação do armazenamento em nuvem e de uma estrutura segura para toda a equipe. A cloud computing possibilita mobilidade e traz praticidade no compartilhamento de dados, sem falar na grande capacidade de armazenamento. Saiba mais sobre o armazenamento em nuvem, clique aqui.
4 – Treinamentos e capacitações
Os treinamentos além de ajudarem na integração dos profissionais aos projetos, trazem mais qualidade aos trabalhos. Essas horas de ensino são convertidas em um melhor alinhamento das políticas e rotinas. Inclusive, treinamentos e capacitações auxiliam na adaptação de novos colaboradores.
No caso de contar com terceiros, você ganha as vantagens do outsourcing estratégico, que reduz custos, traz mais produtividade e melhora a flexibilização de processos, ainda mais quando o assunto é home office.
E aí, você acrescentaria alguma dica neste post? Conta pra gente nos comentários!
Resumo do post