Fit cultural e gestão de times impactam na entrega de serviços de TI

Pessoas unindo quebra-cabeça. Imagem simboliza que o fit cultural e a gestão de times impactam nos serviços de TI.

Será que contratar pessoas com um fit cultural compatível com a empresa e manter uma gestão adequada de times de TI são ações que trazem impacto na entrega de serviços?

A resposta para essa pergunta é: SIM! Afinal, esses dois pontos interferem na produtividade dos profissionais e, consequentemente, no resultado final dos projetos entregues.

Neste artigo, veja pontos relevantes no gerenciamento de times de TI, por qual motivo considerar o fit cultural na contratação, entre outros assuntos relacionados. Vamos lá?

Cultura e gestão de equipes de TI no dia a dia

Quando o assunto é gestão de times de TI, certamente, as competências técnicas são essenciais, mas as soft skills não podem ficar de fora do gerenciamento de pessoas.

Imagine que um gestor tem conhecimento da parte técnica da metodologia ágil e dos desenvolvimentos de sistemas. Entretanto, não sabe lidar com o time quando está sob pressão. Possivelmente, haverá conflitos durante os trabalhos e essas situações têm grandes chances de impactar negativamente nos projetos.

Atualmente, muitas empresas avaliam as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais para entender a aptidão para o cargo em questão. No caso de cargos de gestão, essa análise é ainda mais necessária, já que o profissional trabalhará cotidianamente com repasses ao time de TI.

Outro ponto interessante para se levar em consideração referente aos colaboradores é o fit cultural, isso inclui todos os cargos. Será que os profissionais de TI atuantes têm fit cultural com a empresa e estão prontos para trabalhar com os processos corporativos atuais?

Uma pessoa que está alinhada com os valores da instituição, acompanha os direcionamentos da empresa, o que torna o trabalho saudável e eficiente no dia a dia. Além disso, companhias que buscam manter times com esse tipo de característica, têm menores índices de turnover e apresentam um melhor desempenho na produtividade.

O fit cultural complementa a gestão de times de TI

Profissionais que estão ajustados com a cultura corporativa, têm maior probabilidade de engajamento com os objetivos e desafios propostos. Conforme citado anteriormente, o conhecimento técnico é importante, mas ter match com o propósito da empresa é essencial para uma carreira a longo prazo dentro do estabelecimento.

Na área de TI, o gestor tem o papel de manter os times com as expectativas compatíveis com as metas da empresa. Assim, as três partes (colaborador, gestor e companhia) saem ganhando. Além disso, quando há esse alinhamento transparente, fica mais fácil formar um time com boa performance e baixa rotatividade.

Já no momento da contratação de profissionais de TI, os gestores e RH precisam estar atentos para esse ponto de cultura. A sugestão é avaliar hard e soft skills, bem como as expectativas e planos a médio e longo prazo dos candidatos.

Liderança

Confira algumas dicas para manter os profissionais motivados e alinhados com as missões da empresa:

  • Manter a transparência nas ações estratégicas;
  • Reforçar os valores corporativos;
  • Incentivar uma postura otimista frente ao trabalho como um todo;
  • Usar o conhecimento em TI para melhorar processo e fluxos de entrega dos colaboradores;
  • Ter habilidade para solucionar problemas e incentivar essa proatividade dos demais;
  • Reconhecer os feitos dos funcionários (individualmente e, se necessário, publicamente);
  • Mostrar carisma e competência para guiar os colaboradores aos objetivos planejados.

Logicamente, não há um caminho único para o sucesso na gestão de TI e entrega de projetos, mas ao aplicar ações de melhoria, a evolução da equipe é garantida.

Contratação de profissionais de TI

Contratação de profissionais de TI
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