Trabalhar como Desenvolvedor RPA pode ser uma excelente escolha atualmente, afinal, essa é uma área que cresce de modo progressivo. Portanto, as oportunidades de trabalho aumentam na mesma proporção.
Os robôs deixaram de ser apenas ficção em filmes e começaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, em especial, dentro das empresas. Os robôs (automatização) transformam diariamente a forma de tratar os processos nas empresas, influenciando positivamente na produtividade. O RPA pode ajudar profissionais de diversos setores com funções administrativas, processos repetitivos, entre outras atividades.
A seguir, entenda exatamente o que é RPA, as principais funções de um Desenvolvedor RPA, as habilidades necessárias para atuar nessa profissão, entre outros assuntos relacionados. Vamos lá?
O que é RPA?
A Automação Robótica de Processos (em inglês, Robotic Process Automation) é uma tecnologia que permite automatizar processos corporativos. Assim, reduz a intervenção humana em diversas atividades. O RPA possibilita a captura, interpretação e processamento de dados a fim de executar posteriormente as tarefas padrões, repetitivas e manuais.
A automação interfere na produtividade das equipes, pois permite que o time foque em outras tarefas mais interessantes para a empresa. Enquanto isso, os robôs atuam em atividades programadas, antes realizadas por humanos.
O RPA também ajuda com a redução de retrabalho, otimiza o tempo dos profissionais, melhora a qualidade dos produtos e serviços, entre outras vantagens. Pela efetividade da tecnologia RPA, a tendência é que as atividades repetitivas e padronizadas sejam executadas cada vez mais com o apoio de robôs. Então, as oportunidades para atuar na área tecnológica aumentam de modo constante.
Funções do Desenvolvedor RPA
O Desenvolvedor RPA tem o papel de entender o fluxo atual que passará por automatização, a fim de aplicá-la de maneira adequada. Ou seja, ele deve fazer o mapeamento dos processos, além de criar diagramas, workflows e documentar os passos da execução para posterior aplicação dos robôs.
Além disso, o profissional de RPA tem a função de projetar, desenvolver e testar os processos de trabalho automatizados. Monitorar os feedbacks durante a fase de desenvolvimento e testes faz parte de suas funções. O objetivo nesse caso é garantir que todas as especificações estão sendo aplicadas.
Claro que, a quantidade e complexidade das atividades varia de acordo com o nível do cargo do Desenvolvedor RPA, mas de modo geral essas são as atividades mais comuns da profissão.
Habilidades necessárias
- Experiência com as tecnologias RPA;
- Experiência com análises, design e implementação de processos e levantamento de requisitos técnicos;
- Conhecimento em programação, bancos de dados, linguagem SQL e desenvolvimento de apps;
- Conhecer a teoria e prática das tecnologias Machine Learning e Inteligência Artificial;
- Conhecimento de metodologias ágeis;
- Conhecimento amplo em processos de negócios;
- Facilidade para resolver problemas;
- Facilidade com análises complexas.
Oportunidades na área de TI
Você está em busca de uma oportunidade como Desenvolvedor RPA, ou conhece um amigo que está procurando vagas? Não deixe de acessar ou compartilhar o quadro de oportunidades da Ewave do Brasil.
Aqui, na Ewave, abrimos vagas no setor de TI de modo recorrente, então, é possível que haja oportunidades que tenham match com seu perfil. Envie seu CV e participe dos processos seletivos. #VemPraEwave
VAGAS EWAVE