A linguagem de programação Python é uma das mais utilizadas no mundo todo, por isso, o Desenvolvedor Python está entre as profissões da área tech mais procuradas. Principalmente no Brasil, onde existe a demanda, mas pouca mão de obra qualificada.
De modo geral, essa linguagem faz parte de desenvolvimentos de sites, jogos, APIs, Big Data, Backend, Data Science, entre outros. Então, oportunidades para trabalhar neste ramo não faltam. A seguir entenda a função do Desenvolvedor Python nas empresas e as habilidades exigidas.
Como tornar-se um Desenvolvedor Python?
Esse developer precisa saber programar na linguagem Python e ter facilidade na área de exatas. Isso porque lógica, matemática e estatística estão presentes no processo de programação. Ou seja, o perfil analítico deve estar presente no dia a dia de trabalho.
Geralmente, esse tipo de desenvolvedor formou-se em Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação ou outra área relacionada. Além disso, tem especialização em Python.
Na maior parte dos casos, inicia a carreira como estagiário ou desenvolvedor júnior e segue evoluindo em relação aos cargos de acordo com suas experiências e habilidades. Vale lembrar sobre a importância de conhecer outras linguagens e tecnologias. Por exemplo: HTML, CSS, Javascript, banco de dados, etc.
Já na questão de habilidade comportamental, as instituições valorizam muito a inteligência emocional, proatividade, senso de liderança, entre outras. Veja em nosso artigo, as 5 soft skills que podem melhorar a jornada de trabalho.
A organização é outro ponto importante, em especial, quando o desenvolvimento é de códigos mais complexos. Aliás, muitos problemas e bugs ocorrem devido à desorganização dos códigos.
E, claro, esse programador deve buscar constantemente novos conhecimentos. Isso vale não só para o Desenvolvedor Python, mas para todos os profissionais da área de tecnologia. Na Era Digital, tudo muda rapidamente, por isso, quando falamos de programação, buscar a atualização é fundamental.
Qual a função do Desenvolvedor Python?
Como já mencionamos, além de programar em Python, no back-end, esse profissional também precisa atuar com bancos de dados, criação de códigos e fazendo uso de frameworks para avaliação e manipulação de informações.
Além do mais, esse programador precisa saber desenvolver sites, melhorar algoritmos para retenção de dados, solucionar problemas de análise de dados e otimizar a segurança das informações.
Mercado de atuação
O Desenvolvedor Python pode seguir a carreira de Engenheiro de Software, Cientista de Dados, Especialista em Inteligência Artificial ou Desenvolvedor de Jogos. Ou seja, só aí já percebemos o enorme leque que a linguagem Python traz aos profissionais.
Controlar e monitorar dados tornou-se algo necessário e valioso para as companhias. Por isso, a análise de informações é essencial para ajudar nas tomadas de decisão e futuros planejamentos. Python, certamente, é uma das principais linguagens para auxiliar nestas análises. Além disso, ajuda nas aplicações para o desenvolvimento web e de machine learning.
A Ewave do Brasil está com várias oportunidades abertas na área tech. Confira nosso quadro de vagas e envie seu currículo.
Acompanhe as novidades da Ewave e notícias do universo de tecnologia pelas nossas redes sociais.