O coach é aquele profissional que influencia positivamente tanto na carreira das pessoas quanto no âmbito pessoal. Ele tem a responsabilidade de ajudar no desenvolvimento de capacidades e competências, comportamentais e técnicas. Assim, melhorando o desempenho do mentorado e o alcance de metas.
Portanto, se você precisa de ajuda especializada para desenvolver um plano de carreira eficiente, pode contar com o coach. Neste artigo, entenda como o processo de coaching pode auxiliar na sua vida corporativa.
Desenvolvimento de carreira com o apoio do coach
Reconhecimento de pontos fortes
O coach vai ajudar o mentorado a identificar seus pontos fortes com o objetivo de colocá-los em evidência. Ou seja, ele orientará o aprendiz em relação a ações a serem tomadas para alcançar os resultados desejados.
Portanto, o trabalho de coaching mostra de maneira clara qual a vocação do mentorado e os caminhos que podem ser seguidos, de acordo com os objetivos.
Análise de necessidades profissionais
Por meio de uma avaliação de necessidades profissionais, o coach consegue entender onde o mentorado pretende chegar na sua carreira e os pontos que precisam de melhorias para alcançar os resultados pretendidos.
Veja alguns pontos que costumam aparecer entre as necessidades: melhorar a insegurança, falta de clareza, falta de foco, indisciplina, etc. Depois disso, o coach faz uma análise aprofundada dos anseios e desejos, valores e perfil para ajudar no apontamento das metas.
Motivação e autoconhecimento modo on
Assim que o coach entende os pontos fortes e necessidades do aprendiz, ele sabe como motivar e incentivar essa pessoa rumo ao desenvolvimento profissional. Além disso, ajudará no processo de autoconhecimento, que é primordial para o desenvolvimento e plano de carreira de qualquer pessoa. O coach ajudará o aprendiz a entender se os desejos para o futuro profissional têm relação com quem o mentorado é.
Desenvolvimento de habilidades
Depois dos passos anteriores, o coach consegue orientar o mentorado no desenvolvimento das habilidades necessárias para a execução do plano de carreira, incluindo as hard e soft skills. Por exemplo, investir em um curso de oratória, cursos específicos da área em que pretende atuar, etc.
Orientação do plano de carreira
O processo de coaching viabiliza o direcionamento do plano de carreira, a fim de auxiliar o profissional com as metas a curto, médio e longo prazo. Mediante essa clareza, organização e prazos, o mentorado está pronto para colocar a mão na massa.
O plano de ação agiliza e direciona o alcance dos objetivos profissionais. Exemplo: aumento salarial, recolocação na sua área de trabalho, mudança de cargo, trabalhar na companhia desejada, etc.
Otimiza a gestão da vida profissional
Por meio das orientações do coach, melhore a gestão do tempo e das rotinas, e assim tenha ganhos não só na carreira, mas também na vida pessoal. Lembrando que, o trabalho de coaching aponta e apoia, porém o mentorado é quem precisa colocar o plano em prática.
Ficou com alguma dúvida? Então, aproveite para deixar seu recado.