O mercado de Tecnologia da Informação cresce cada dia mais, não é verdade? Então, se você pretende melhorar sua carreira em TI, certamente, tem muitas oportunidades pela frente.
Devido à Transformação Digital e ao novo perfil de consumidor, que prioriza o contato digital, as empresas estão implementando cada vez mais soluções tecnológicas. A aplicação dessas tecnologias, geralmente, ocorre tanto para o público interno quanto externo, a fim de melhorar a comunicação e relacionamento entre colaboradores e com os clientes.
Além disso, os recursos tecnológicos ajudam diretamente nos fluxos de trabalho, produtividade, redução de custos corporativos, aumento de escalabilidade, entre diversas outras vantagens. Portanto, as instituições tendem a aplicar e manter as ferramentas digitais de maneira contínua pelo pacote de benefícios que está vinculado a elas. Ou seja, as oportunidades na área de TI que já são grandes, possivelmente, crescerão ainda mais no mundo todo.
Confira dicas para planejar e melhorar sua carreira no ramo de TI
1. Estude o mercado atual
Para evoluir, antes faz-se necessário entender o cenário atual e as tendências. Nesse sentido, analise quais as competências e habilidades são mais valorizadas e solicitadas pelas empresas, as áreas e cargos em destaque, entre outras questões. Ao ter uma visão ampla do cenário em que se encontra e onde é possível chegar, fica fácil pensar nas próximas metas.
2. Trace objetivos de curto, médio e longo prazo
Depois de avaliar o cenário, determine seus objetivos, conforme suas competências, experiências e desejos. A sugestão para elaborar essas metas é usar a metodologia SMART, já conhece? Ao utilizá-la, você precisa descrever objetivos que sejam Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.
3. Busque o autodidatismo e agilidade
O mercado de soluções tecnológicas movimenta-se com agilidade e dinamismo, por isso, os profissionais dessa área precisam procurar atualização constante. Sendo assim, se você é autodidata e ágil já sai na frente, pois consegue permanecer atualizado em relação às tendências e inovações, podendo sugerir novas ações à empresa.
4. Foco nas hard e soft skills
É essencial estudar a parte técnica da profissão, mas não deixe de desenvolver suas habilidades comportamentais. Por exemplo: os gestores de TI, geralmente, valorizam pessoas que trabalham bem em equipe. A colaboração entre os profissionais da empresa pode levar o negócio mais longe de modo estratégico. Por isso, interaja com a equipe, compartilhe informações relevantes e ajude sempre que puder.
5. Fluência em inglês
Bem, se as programações são feitas no idioma inglês, você sabe da importância dele na sua vida profissional, né? Mas, não somente por isso, há muitos materiais de qualidade disponíveis na web e em livrarias somente em inglês.
Além disso, se a intenção é evoluir e chegar a cargos mais elevados, já pensou que futuramente pode ter que negociar com estrangeiros? Enfim, há diversos motivos para estudar e ser fluente em inglês. Então, mantenha esse item na lista de prioridades.
6. Visão estratégica
A TI tem ligação direta com a parte estratégica da empresa, afinal, tecnologia, estratégia e inovação andam juntas. Por isso, conheça as necessidades das empresas e colaboradores, e tenha uma visão holística da instituição e do mercado. Assim, você consegue avaliar quais as melhores ferramentas estratégicas para melhorar os resultados corporativos.
E aí, ficou com alguma dúvida em relação às sugestões para sua carreira em TI? Deixe seu recado nos comentários.
Resumo do post