Vagas de emprego: boas práticas nas redes sociais para não afastar os recrutadores

Se você faz parte daquele grupo que publica conteúdos nas mídias sociais sem pensar previamente… Cuidado! Essas atitudes podem afastar os recrutadores de você. Veja boas práticas nas redes sociais para manter seu perfil adequado a seguir.

Atualmente, os profissionais de recursos humanos das empresas têm feito pesquisas nas redes sociais, a fim de procurar potenciais candidatos. Porém, se você não mostrar um comportamento apropriado nesses meios, possivelmente seu perfil será descartado. Para que isso não aconteça, atente-se a alguns itens:

Boas práticas nas redes sociais

Exposição de informações pessoais

Quer expor o churrasco do fim de semana? Não tem problema, mas tenha atenção com as informações pessoais que serão veiculadas. É bem importante ter um limite. Aquelas postagens com exagero nas brincadeiras ou que instigam o ódio podem passar uma imagem negativa.

Grupos e Páginas

Os recrutadores estão de olho nas páginas que você segue e nos grupos em que está inserido nas redes. Por exemplo, se o candidato tem ligação com assuntos preconceituosos ou que falem mal de trabalho, pode sair perdendo em um possível desempate durante a escolha do RH.

Opiniões dentro das redes sociais

Se gosta de opinar nas redes sociais, procure levar algo construtivo aos outros, incluindo sugestões para a resolução de problemas. Certamente, se posicionar nas redes sociais diante de alguns temas é positivo para o seu perfil. Mas, evite as polêmicas que não levam a lugar algum.

Mentiras nem pensar

Comumente os recrutadores encontram mentiras nos currículos, que vão em desencontro com o que é postado nos perfis de redes sociais dos candidatos. Então, a mentira logo é descoberta e tira a credibilidade do profissional. Nesse sentido, insira no CV somente o que é verídico.

Como está a sua ortografia?

Claro que, os canais formais e informais apresentam diferenças em relação à linguagem. Entretanto, mantenha uma postura um pouco acima da coloquial, em especial, no LinkedIn. Evite ao máximo os erros gramaticais, para isso, sempre revise antes de postar.

Não faça postagens em demasia

Se o candidato compartilha posts de 10 em 10 minutos diariamente, pode mostrar um certo descontrole nas redes sociais, o que é uma desvantagem dentro do mundo corporativo. Vícios, geralmente, atrapalham outros pontos da vida. Portanto, fuja do vício nas redes sociais, coloque limite de tempo.

Conteúdo de valor

Uma boa prática antes da publicação é perguntar-se: as palavras e o conteúdo podem soar ofensivos a algum público específico de alguma forma?

As redes sociais são meios de convivência, né? Pessoas de diferentes lugares e culturas estão ali. Sendo assim, as informações são interpretadas de várias formas pelos públicos. E você, como uma marca pessoal precisa tomar cuidado com as palavras, a fim de alcançar bons resultados e evitar mal entendidos.

Além disso, traga positividade nos conteúdos. As pessoas que estão sempre reclamando mostram o foco nos problemas. Já quem apresenta mais ações positivas mostra foco na solução.

E aí, suas redes estão prontas para que os recrutadores possam te considerar um potencial candidato dentro da sua área? Acredita que seu perfil já se enquadra nas boas práticas citadas nesse post?

 

Confira o resumo do nosso artigo:

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