Big Data trata-se de um grande volume de dados com informações variadas e que chega com alta velocidade. O conceito Big Data divide-se em 5 “Vs”. São eles: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.
A seguir, entenda os 3 “Vs”:
- Volume: quantidade de informações;
- Velocidade: agilidade com que os arquivos são processados;
- Variedade: os tipos variados de dados.
Entretanto, com o avanço do conceito, mais 2 “Vs” foram acrescentados:
- Veracidade: garantir a autenticidade dos dados;
- Valor: utilidade das informações para as empresas.
Com o objetivo de trabalhar com essa grande quantidade de arquivos, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas e têm a capacidade de coletar, organizar e interpretar os arquivos digitais.
Existem soluções específicas para Big Data que os times de TI utilizam para trabalhar com os dados a uma grande velocidade. A Ewave do Brasil, por exemplo, oferece soluções nesta área e as empresas contratantes ganham integração e estruturação de grandes massas de informações. Além disso, há uma melhoria nos processos empresariais.
Mas, como funciona?
A parte bruta do Big Data é oriunda de várias fontes, por exemplo, plataformas de geolocalização, sensores, smartphones, etc. Então, essas informações estruturadas e não estruturadas são coletadas, analisadas e apresentadas em insights de negócios, gráficos e predições.
Independente da maneira de mostrar os dados, os negócios conseguem uma leitura estruturada e rápida, o que permite aplicar estratégias corporativas, por meio dos insights.
A arquitetura tecnológica relacionada ao Big Data tem uma capacidade de captura, armazenamento e verificação bem superior à capacidade dos sistemas de bancos de dados comuns.
Por que contar com o Big Data?
Se a empresa busca melhorar suas análises e tomar decisões mais assertivas e ágeis, certamente, o Big Data é uma ótima alternativa.
A solução tecnológica permite que o negócio tenha mais chances de apresentar um melhor desempenho do que a concorrência. Um diferencial competitivo para usar e abusar. Afinal, que empresa não quer melhorar as análises e, consequentemente, os resultados?
Atualmente, essa inteligência de dados impacta em todos os segmentos de mercado. Sendo assim, as companhias e profissionais que estão sempre em busca de atualizações e evolução, podem contar com essa tecnologia para resultados prósperos e para inovar. O Big Data também auxilia os negócios com: a personalização de produtos e serviços, controle dos níveis de satisfação, gerenciamento de riscos, aumento de produtividade, etc.
Para muitas pessoas, o Big Data é o novo petróleo, já que todas interações e passos digitais estão sendo registrados e analisados em tempo real. Esses dados apresentam um valor incontável, sabe por quê? Quanto mais informações são processadas e avaliadas, mais a inteligência artificial é aperfeiçoada.
Você tem alguma dúvida sobre esse tema? Então, deixe seu comentário ou envie um recado em nossas redes sociais. 🙂