O contínuo crescimento da área de tecnologia faz com que várias profissões ganhem destaque no mercado. E, certamente, o Analista de Redes é uma destas carreiras que vem ganhando mais espaço dentro dos recrutamentos das empresas.
Por conta da necessidade do desenvolvimento de redes seguras de computadores nas companhias, o Analista de Redes torna-se uma peça fundamental. Afinal, o profissional é capaz de projetar, executar, integrar e administrar as redes de computadores, além de fazer a manutenção.
Então, se você quer entender mais sobre esta carreira, as principais áreas de atuação e funções, formação e perfil, entre outras informações, confira este artigo até o final.
O que faz um Analista de Redes?
Ele garante o funcionamento e a qualidade da rede de uma instituição, tanto em companhias privadas quanto públicas. Portanto, busca soluções de tecnologia para ajustar os computadores e os ativos das redes, bem como executa o gerenciamento de discos, fitas e backup’s. O profissional tem o papel ainda de parametrizar programas, atualizar versões de sistemas operacionais e apps. Mas, as responsabilidades não param por aí…
O Analista presta suporte à área de desenvolvimento de aplicações que lidam com o apoio ao usuário. E, acompanha as compras de materiais para manutenção da rede local, assim como itens de informática. Além disso, registra ocorrências, controla e evita erros.
Áreas de atuação
O Analista de Redes trabalha em 2 áreas dentro da TI: infraestrutura e segurança. Entenda cada uma delas:
Infraestrutura
Neste segmento, ele lida com sistemas operacionais, hardwares e softwares, além de diferentes tipos de redes. Um negócio que pretende montar uma sala de trabalho, por exemplo, precisa de um Analista de Redes com conhecimento em configurações de computadores, sistemas e opções eficientes de segurança.
Segurança
O profissional também pode atuar diretamente com a segurança de rede. Para isso, ele trabalha com programas de defesa e testes de vulnerabilidade. O Analista lida ainda com a prevenção de roubo de dados e ataques cibernéticos, por meio de sistemas.
Cargos
O Analista de Redes pode ocupar diferentes cargos nas empresas. Veja os principais:
1. Consultor: Pela capacidade analítica, este profissional pode atuar como Consultor de Redes. Sendo assim, realiza diagnósticos e sugere as alterações necessárias, a fim de otimizar os resultados.
2. Arquiteto de Soluções: Enquanto isso, os atuantes neste cargo têm a missão de ajudar as instituições com a aplicação de técnicas a fim de melhorar a estrutura das telecomunicações e os padrões de funcionamento.
3. Analista de Redes e de Comunicação de Dados: Aqui, o intuito é fazer a manutenção dos equipamentos de rede local, oferecer suporte ao setor de desenvolvimento de aplicações e configurar computadores e ativos da rede.
4. Gestor de Segurança em Redes de Computadores: Outra área em que o Analista de Redes consegue atuar é como Gestor da Segurança. Aliás, conforme já mencionado, este profissional consegue garantir a segurança dos dados. Para isso, ele controla o acesso às informações corporativas, contrata sistemas de defesa e presta serviço para garantir a integridade dos dados.
Afinal, qual a graduação e as habilidades necessárias?
O Analista de Redes, geralmente, cursa a graduação de Redes de Computadores. Então, desenvolve conhecimentos em algoritmos e lógica de programação, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, banco de dados, infraestrutura e segurança de redes, entre outras matérias.
Confira algumas soft skills essenciais no dia a dia de trabalho de pessoas que atuam nesta carreira, em nosso artigo.
Vagas de emprego
A Ewave do Brasil está com diversas vagas abertas na área de TI. Então, se você está em busca de uma nova oportunidade, confira nosso quadro de vagas. Venha ser um #Ewaver!