Quais as responsabilidades de um Analista Funcional?

Quais as responsabilidades de um Analista Funcional?

Pensando em ingressar na área de tecnologia? Que tal a carreira de analista funcional? A seguir, saiba mais sobre a profissão, desde as responsabilidades e habilidades até conhecimentos necessários. Vamos lá?

O que faz um Analista Funcional?

O analista funcional atua como uma ponte entre a área de negócios e a equipe de TI. Ele é responsável por compreender as necessidades dos usuários, traduzindo-as em requisitos técnicos para o desenvolvimento de sistemas. Veja as principais responsabilidades de um analista funcional, logo abaixo. Vale ressaltar que as tarefas podem variar de acordo com o nível do cargo.

1. Analisa requisitos

A pessoa que trabalha como analista funcional deve investigar e documentar as necessidades dos usuários, definindo o escopo do projeto e auxiliando no caminho para a solução ideal.

2. Facilita a comunicação

O profissional atuante nessa área também garante que usuários e desenvolvedores estejam em sintonia, traduzindo linguagens técnicas aos validadores e evitando ruídos na comunicação. Além disso, precisa esclarecer dúvidas e fornecer orientações para o time de TI para que todos permaneçam alinhados com os objetivos do projeto.

3. Documenta fluxos

Esse analista tem ainda o papel de criar manuais, especificações e diagramas. Ou seja, faz a documentação completa e organizada dos processos, a fim de guiar a equipe e garantir a qualidade do projeto.

4. Testa sistemas

Outra responsabilidade desse profissional é eliminar os temidos bugs, por meio de testes rigorosos, simulando situações reais para garantir que o sistema funcione conforme planejado. Além disso, reporta erros e sugestões de melhorias.

Habilidades e conhecimentos

Para atuar nesse segmento é importante que o profissional desenvolva algumas habilidades. Por exemplo: tenha um perfil analítico para requisitos de negócio, boa comunicação, ótima organização, capacidade de resolução de problemas e goste de trabalhar em equipe.

Já quando o assunto é conhecimento técnico, algumas competências são necessárias. Veja as principais: domínio em documentação técnica (casos de uso, diagramas, fluxogramas), metodologias ágeis, ferramentas de gestão de projetos e linguagens de programação conforme a vaga.

Certamente, pessoas que atuam como analista funcional precisam buscar constantemente conhecimento e aprimoramento profissional. Afinal, o mercado é dinâmico e tem atualizações contínuas.

Oportunidades de trabalho

Quer ingressar no mundo da tecnologia ou busca uma nova oportunidade? A Ewave do Brasil abre vagas de modo periódico na área tech. Acesse a página de vagas e confira as oportunidades em aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato pelo WhatsApp!