Quem trabalha como arquiteto de soluções como o próprio nome sugere, atua com soluções de TI pautadas nas necessidades e recursos da companhia. Além disso, ele sugere novas ferramentas de tecnologia, conforme os padrões e as integrações da empresa.
Esse profissional é bastante procurado no mercado atual, já que o ambiente tecnológico evolui continuamente e precisa de serviços especializados para a implementação de projetos.
A seguir, entenda mais a fundo as funções desse profissional e as habilidades necessárias para atuação. Acompanhe!
Principais responsabilidades do arquiteto de soluções
Analisar, desenhar e implementar ferramentas e recursos de TI são alguns dos papéis do arquiteto de soluções. Além disso, ele é capaz de mitigar riscos e coordenar equipes multidisciplinares tornando mais segura e ágil a jornada digital das empresas.
Em resumo, esse profissional tem capacidade de alinhar softwares, plataformas e infraestrutura existentes com os objetivos, expectativas e demandas da instituição. Ao mesmo tempo que sugere novos recursos, se necessário.
Esse profissional atua como um verdadeiro arquiteto, construindo a base sólida para o desenvolvimento e implementação de sistemas e infraestruturas de TI. Certamente, a lista de tarefas varia com o nível do cargo, mas de modo geral, as seguintes funções são incluídas na rotina do arquiteto de soluções:
- Desenvolver modelos de arquitetura de soluções junto à equipe;
- Desenhar integrações de aplicações e elaborar a documentação dos processos;
- Selecionar as tecnologias e ferramentas adequadas, levando em consideração a viabilidade técnica e econômica do projeto;
- Aperfeiçoar a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis;
- Antecipar possíveis problemas e oferecer soluções eficazes para garantir o sucesso do projeto;
- Direcionar de maneira técnica os times de desenvolvimento de softwares durante as fases de execução;
- Entre outras atividades.
Habilidades
Tornar-se um arquiteto de soluções bem-sucedido requer um conjunto diversificado de habilidades técnicas e interpessoais. Isso inclui desde conhecimentos sólidos em programação, redes, big data, cloud computing, business intelligence, banco de dados e outras tecnologias, até habilidades analíticas e de resolução de problemas.
Além disso, a capacidade de identificar e mitigar riscos durante o processo de desenvolvimento é fundamental para garantir a eficiência e o sucesso do projeto.
A comunicação clara é outra skill importante nessa profissão, afinal durante a rotina de trabalho o profissional precisa repassar informações a diferentes áreas e níveis hierárquicos. Ou seja, há a necessidade de explicar de forma clara e objetiva os detalhes técnicos e as soluções propostas.
As habilidades de negociação e liderança também são cruciais para coordenar equipes e alinhar os objetivos do projeto com as metas da empresa.
Mercado de trabalho
Nessa área, é possível trabalhar com projetos autônomos, mas também em uma única empresa com diferentes projetos. Sem falar que existe a possibilidade de exercer a profissão atuando com estabelecimentos de setores variados. Por exemplo: tecnologia, finanças, saúde, varejo e muitos outros. O mercado de trabalho para o arquiteto de soluções é promissor e está em constante crescimento.
Oportunidades
Se você procura uma oportunidade no ramo de TI ou conhece alguém que está nessa busca, não deixe de acessar ou compartilhar o quadro de vagas da Ewave.
Aqui, na Ewave, há vagas sendo abertas periodicamente, então, você tem grandes chances de encontrar uma oportunidade que tenha match com seu perfil. #VemPraEwave