Pretende automatizar tarefas? Veja 3 exemplos de automação com o RPA

Mulher em frente a um painel digital. Imagem simboliza que ela está trabalhando com a automação de atividades por meio do RPA.

Há diversas tarefas e processos que podem passar pela automatização com o apoio da Automação Robótica de Processos ou Robotic Process Automation (RPA).

Essa solução tecnológica ajuda, em especial, as empresas que precisam melhorar a parte operacional do estabelecimento. Por exemplo: otimizar processos repetitivos, maximizar a produtividade, entre outras atividades.

O RPA é uma das formas mais eficientes de terceirizar determinadas tarefas comuns da rotina corporativa. Vale ressaltar que, o objetivo da tecnologia não é substituir a mão de obra humana, mas realocar os profissionais para setores mais estratégicos dentro da companhia.

A seguir, confira 3 exemplos de aplicações do RPA no processo de trabalho das instituições. Vamos lá?

Automação de atividades com RPA

Utilizar soluções como o RPA traz uma série de benefícios às empresas. Então, pensando em mostrar um pouco mais sobre essa tecnologia, listamos três exemplos de uso do RPA dentro das instituições. Confira:

1. Acompanhamento de tarefas

O monitoramento e acompanhamento de atividades é necessário para entender os pontos fortes e fracos dos procedimentos. O RPA ajuda neste monitoramento por ter capacidade cognitiva, portanto, verifica o período de tempo e os detalhes de cada tarefa. Além disso, analisa se existem processos fora do planejado, possibilitando um controle completo dos fluxos de trabalho.

Essa visão 360º de cada tarefa, feita por meio da ferramenta tecnológica, permite que os gestores criem novas estratégias e apliquem mudanças efetivas. Ou seja, é possível transformar as orientações do RPA em melhorias imediatas e, consequentemente, otimizar as metas e resultados.

2. Suporte ao cliente

A ferramenta RPA tem a capacidade de reproduzir o trabalho humano na execução de algumas tarefas, por exemplo, em chatbots. Aliás, é cada vez mais comum as empresas aplicarem esse tipo de tecnologia, a fim de melhorar o atendimento ao consumidor, por viabilizar que o cliente tire dúvidas simples de maneira rápida. Geralmente, se há questões mais complexas, o bot direciona o consumidor para conversar com uma pessoa do suporte.

Então, além de trazer agilidade ao suporte, a companhia consegue ampliar o horário de atendimento, já que o chatbot pode ficar disponível 24h por dia. Outro ponto vantajoso é que esse meio de comunicação ajuda a manter o SAC sem sobrecarga, pois várias dúvidas não precisam nem chegar no departamento por serem resolvidas diretamente pelo chat.

3. Departamento de Recursos Humanos (RH)

O RH é um setor que geralmente tem várias atividades repetitivas. Por exemplo: preenchimento de documentos, processos específicos de contratação, reembolsos, etc. Nesse sentido, ao contar com a solução RPA para fazer a automação de algumas tarefas, os profissionais desse departamento ganham eficiência operacional e espaço na agenda para focar em outros serviços.

A automação de tarefas traz ainda a possibilidade de integrar de modo completo os setores corporativos. Assim, possibilitando um processo mais eficaz na comunicação e na troca de dados.

Você ainda tem dúvidas sobre o RPA? Acesse nosso artigo: O que é Automação Robótica de Processos (RPA) e para que serve?

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