É facilmente perceptível que o mundo está cada vez mais digital, não é verdade? Mas, você imagina qual é o futuro da estratégia de dados? O que vem de novo por aí?
O valor que a exploração e análise de dados pode trazer para o seu negócio é enorme. Essa tendência chegou e não vai embora, pois há uma série de vantagens vinculadas a ela. Tanto o consumidor final quanto as instituições são beneficiadas com as soluções analíticas. Então, assim como a sociedade está em constante evolução tecnológica, o volume e a diversidade de informações também estão em contínua expansão. E aí, fica a pergunta: qual é o futuro da estratégia de dados?
Neste artigo, confira a resposta para essa pergunta.
Tendências atuais e futuras de estratégia de dados:
No momento atual, muitos produtos tecnológicos estão sendo estudados e desenvolvidos no mundo todo, cada um com uma finalidade e destinado a um certo público. Veja a seguir, as tendências atuais e futuras de estratégia de dados:
- Utilização de Machine Learning e Inteligência Artificial, a fim de potencializar a análise de grandes volumes de dados e obter insights valiosos para os negócios das organizações;
- Distribuição de Dados em Infraestrutura Híbrida e Multicloud, a utilização de vários serviços de nuvem permite maior flexibilidade e mais alternativas de serviços escalonáveis;
- Arquitetura “Data Fabric”. Essa arquitetura fornece uma camada de abstração com acesso uniforme às informações pelos aplicativos de negócios, que consomem um único modelo de dados. Então, isso facilita a governança e o gerenciamento de silos de dados nas empresas;
- Controle por Voz e Linguagens Naturais. Atualmente, bastante usada no ambiente doméstico, mas já podemos encontrar casos de uso dentro das organizações, por exemplo: em consultas complexas sobre os objetivos de venda de um determinado produto com um retorno humanizado das plataformas;
- Economia de API´s (Interface de Programação de Aplicações). Permite que a companhia viabilize a expansão do seu negócio e novas fontes de renda por meio da criação de novos serviços digitais, baseados em API´S.
Quais as principais dificuldades das empresas que não contam com estratégia de dados?
Uma das barreiras está relacionada à falta de acesso e consistência dos dados que, posteriormente, servem como base para a tomada de decisões. Aliás, sem uma integração efetiva entre as fontes de informação, fica muito difícil efetuar análises e descobrir insights em grandes volumes de dados.
Além disso, manter uma boa gestão desses dados complexos e garantir a governança dos dados distribuídos em uma infraestrutura híbrida e multicloud são outros pontos comuns de dificuldade nas instituições.
Vantagens ao aplicar uma adequada estratégia de dados
O negócio ganha agilidade de acesso e consistência de dados para a tomada de decisões com a estratégia de dados. Portanto, os gestores conseguem decidir de modo estratégico e ágil os próximos passos do setor ou do negócio. Além do mais, a rapidez no desenvolvimento de modelos de dados fará parte da rotina da equipe.
Aaah! Outros grandes benefícios são: a diminuição dos riscos relacionados ao acesso de informações e a redução de custos relativos à administração de dados. Mas, as vantagens não param por aí…
Sua companhia quer facilidade para entrar em novos negócios digitais? Se sim, implementar a estratégia de dados, certamente, ajudará seu time nessa missão.
Ficou com alguma dúvida? Então, envie seu recado nos comentários. Vamos bater um papo.
Resumo do post