A Automação Robótica de Processos (RPA) consiste em uma série de robôs digitais que atuam em atividades repetitivas, anteriormente feitas por pessoas.
Atualmente, essa tecnologia está sendo aplicada em diferentes setores do mercado, pois ao contar com a solução, as companhias diminuem custos e riscos. Além disso, otimizam processos e tempo.
A RPA mostra-se cada dia mais eficaz e necessária dentro dos processos corporativos. De acordo com estudos da Gartner, 85% das grandes instituições adotarão algum tipo de sistema para RPA até 2022. Ou seja, a automação chegou para ficar e ajudar as empresas diariamente.
Automação Robótica de Processos em ação
A RPA utiliza bots, que têm a função de efetuar ações digitais. Como isso ocorre? Bem, a equipe mostra aos bots o que devem executar e, em seguida, esses robôs fazem o trabalho.
O sistema de automação de processos robóticos “imita” a atuação de um ser humano em atividades digitais. Porém, opera com mais agilidade e precisão. Portanto, o time pode dedicar o tempo em tarefas mais importantes e estratégicas para o negócio.
Outro detalhe interessante é que, esses bots são passíveis de programação, duplicação, personalização e compartilhamento, a fim de executar processos em toda a companhia. Sendo assim, nem sempre há necessidade de intervenção humana, já que o sistema robotizado resolve situações problemáticas sem que ocorra a interrupção de tarefas.
Em quais situações a RPA, geralmente, é aplicada?
Vários setores e segmentos de negócio já fazem uso dos bots. Por exemplo: no envio de e-mails, em plataformas de suporte ao cliente, cobrança de consumidores, envios de notificações, etc.
Dentro de Centrais de Atendimento a tecnologia é comum, pois registra atualizações, avalia pedidos, armazena históricos de dados dos clientes, entre outras funcionalidades. Veja outras atividades feitas com o apoio da RPA:
- Atualização de perfis de consumidores e funcionários;
- Encerramento de contas;
- Disponibilização de relatórios;
- Elaboração de cálculos;
- Registro e análise de dados;
- Monitoramento de tarefas.
- E muito mais!
Benefícios ao utilizar a RPA
Há diversos efeitos positivos nas operações e resultados ao contratar a RPA. Por exemplo: redução de gastos, maior assertividade nos processos, agilidade de entrega, satisfação do cliente. Sem falar que, ajuda na resolução de erros, melhora o ROI, permite a integração entre plataformas, conduz análises e possibilita a escalabilidade.
Automação e inovação ao alcance do seu negócio
A Ewave do Brasil oferece soluções RPA, ajudando empresas a inovarem e aumentarem a produtividade com a ferramenta de automatização. Então, se a sua empresa quer aperfeiçoar os processos corporativos com a Automação Robótica de Processos, entre em contato com a nossa equipe.
Dúvidas? Fique à vontade para enviar sua pergunta.
Resumo do post