A importância do profissional de Segurança da Informação nas empresas

Profissional mulher mexendo em tablet. Imagem representa profissional de Segurança da Informação na empresa.

Especialista em segurança de dados e rede corporativa, o profissional de Segurança da Informação é fundamental dentro das companhias.

Há várias atividades que são de responsabilidade deste profissional, entre elas:

  • Garantir, mediante recursos de defesa, a segurança da rede para que não tenham ataques e invasões;
  • Proteger tanto os dados internos, quanto de terceiros (fornecedores, parceiros e clientes) que estiverem dentro da rede empresarial;
  • Atuar na segurança de softwares e infraestrutura de informática da instituição;
  • Avaliar riscos e gerenciar sistemas de informações;
  • Recuperar informações perdidas ou corrompidas;
  • Em alguns casos, realizar auditorias.

A Transformação Digital e o profissional de Segurança da Informação

A relevância do profissional de Segurança da Informação dentro das empresas é indiscutível, ainda mais nos dias atuais, em que o mundo está cada dia mais digital, não é?

Diante da onda digital que chegou para ficar, manter a proteção das informações é um dos primeiros itens que devem entrar na lista de prioridades das instituições.

Aliás, o profissional desta área, além de buscar a eliminação de vulnerabilidades e a proteção contra ciberataques, também agrega valor em outras áreas, pois garantindo a segurança dos dados, em parelelo assegura bons resultados em vários processos corporativos.

Segurança digital dentro das empresas

Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade e Autenticidade estão dentro do escopo da Segurança da Informação. Entenda o que cada característica abrange:

Confidencialidade

Possibilita que somente pessoas autorizadas acessem os dados, portanto, impede a visualização de informações e processos confidenciais que precisam ser mantidos em segurança e restritos. Por exemplo: em alguns casos, exclusivamente, diretores e gerentes terão acesso aos arquivos da empresa.

Integridade

Garante que os dados sejam passíveis de alteração ou exclusão somente com permissão. Além disso, ajuda a manter as informações relevantes protegidas contra falhas técnicas.

Disponibilidade

Permite que os usuários acessem sistemas, informações e serviços, desde que tenham autorização. Além do mais, possibilita que as equipes obtenham os dados de qualquer lugar do mundo e em qualquer horário, se estiverem online. A disponibilidade está diretamente relacionada ao uso de tecnologias móveis e de cloud computing.

Autenticidade

Assegura a identidade de quem está acessando os dados corporativos e garante que a fonte é autêntica, isto é, válida dentro daquele sistema.

Portanto, conforme todas essas diretrizes, percebe-se que a Segurança da Informação não está relacionada apenas com sistemas de dados, mas com todo processo digital corporativo que envolva os profissionais.

Impactos ao não investir em Segurança da Informação

Quando a empresa não conta com sistemas e profissionais de Segurança da Informação, está suscetível a grandes riscos financeiros e de credibilidade.

Um estudo da National Retail Federation mostrou que aproximadamente 90% das invasões são direcionados aos sistemas de pequenos e médios negócios. Sendo que, depois dos ataques, o custo médio com as vulnerabilidades fez com que as despesas aumentassem nessas companhias em torno de U$D 36.000 anuais.

Além disso, diversas empresas permanecem com problemas na área de relações públicas. Ao perder a confiança de terceiros, devido à ciberataques, muitas vezes, significa a saída da instituição do mercado.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sugestões? Então, que tal deixar um recado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato pelo WhatsApp!