Você está em busca de uma nova oportunidade de trabalho? Então, prepare-se e evite alguns erros comuns na sua entrevista. Abaixo, confira dicas para que sua conversa com o recrutador seja um sucesso.
Erros comuns para evitar durante a entrevista:
1 – Falta de pontualidade
Parece óbvio, porém muitas pessoas se atrasam por deixarem alguns itens de lado. Por exemplo: não considerar que o ônibus pode atrasar ou que o trânsito pode estar parado em alguns trechos. A fim de evitar problemas, prefira sair adiantado de casa.
Entretanto, não exagere no tempo, chegar exageradamente adiantado também é negativo. Assim como, o atraso demonstra a falta de compromisso, o adiantamento exagerado mostra grande ansiedade. Claro que, ambos os casos são passíveis de tolerância, desde que o candidato justifique-se e peça desculpa pelo ocorrido.
2 – Não pesquisar sobre a empresa
Entender um pouco sobre a companhia antes da entrevista é quase uma lição de casa. Afinal, como você vai para uma conversa com o RH sem entender o que a instituição faz? Por isso, entre no site da empresa, nas redes sociais e veja notícias. Se a pergunta: “Por que você quer entrar na empresa?” vier, você estará pronto para responder.
3 – Falar mal dos empregos anteriores. Um dos erros mais comuns na entrevista!
Não caia nessa armadilha. Lembre-se que, por mais que a experiência não tenha sido boa, há sempre aprendizados para tirar das situações. Além disso, da mesma forma que o entrevistado fala mal dos trabalhos anteriores, pode fazer o mesmo com a empresa atual.
4 – Respostas vagas
Ao ser questionado, sempre busque uma maneira resumida dos fatos, de modo claro e direto. Porém, tome cuidado com as respostas vagas. Seja específico a cada questionamento feito pelo recrutador. Fale das suas habilidades relacionadas à vaga em questão, e deixe que ao longo do diálogo, o entrevistador veja que você é um excelente profissional para a oportunidade aberta.
5 – Falta de clareza sobre a sua própria trajetória
Antes da entrevista, pense na sua trajetória, nos empregos anteriores e mostre que está preparado para começar o novo emprego. Muitas vezes, o candidato fica nervoso e não consegue mostrar uma boa linha de raciocínio sobre sua carreira profissional. Nesse sentido, crie uma linha cronológica na mente sobre o seu passado profissional, o que quer para o presente e futuro.
6 – Não ter noção da pretensão salarial
É importante pesquisar o mercado, entender a média salarial conforme os cargos, e em seguida, formular sua pretensão salarial. Se precisar, mostre a lógica que utilizou para chegar naquele valor.
E aí, acrescentaria mais alguns erros comuns que ocorrem nas entrevistas? Conta pra gente nos comentários!
Aaah! A Ewave do Brasil está com vagas abertas em diversas regiões do Brasil na área de tecnologia, confere lá. 🙂
Resumo do post