A configuração de times no modelo squad já é comum dentro de diversas organizações, principalmente, em startups. Afinal, tecnologia, inovação e agilidade fazem-se muito presentes no mercado atual, e as empresas precisam de bons modelos organizacionais para manter os resultados positivos.
Mas, o que é squad?
Squad (do inglês) significa pelotão. Ou seja, trazendo o conceito para o mundo dos negócios, quer dizer que dentro das organizações, haverá grupos divididos em pequenas equipes multidisciplinares. Sendo que, cada time possui metas específicas.
Por exemplo, um profissional de TI atua no mesmo grupo que uma pessoa do comercial, bem como, um profissional do setor de marketing trabalha em conjunto com integrantes do RH. Juntos, eles precisam cumprir as tarefas, tendo autonomia suficiente para a tomada de decisões.
O modelo é uma forte tendência atual. A empresa Spotify, por exemplo, revelou que utiliza a configuração squad dentro do negócio e garantiu que há diversos benefícios em produtividade.
Conheça os benefícios do squad
Otimização da produtividade
A divisão de equipes no modelo tradicional, em muitos casos, diminui a produtividade durante os processos de trabalho. Primeiro, pelos afazeres burocráticos, que podem atrasar o andamento das tarefas. Enquanto que, o conflito de horário dos profissionais e os prazos curtos também impactam na produtividade.
Em um squad, essa situação não ocorre, pois os integrantes têm autonomia, aliada à facilidade de comunicar-se com o time. Dessa maneira, melhorando os resultados. Outro fator que impacta na produtividade é a quantidade reduzida de membros do grupo. Então, a equipe ganha produtividade, porque o número de reuniões é menor, assim como, a quantidade de pessoas envolvidas nas decisões.
Entregas ágeis
A autonomia dos profissionais tem grande impacto na agilidade das entregas de projetos. Portanto, quando isso acontece, há ganhos no relacionamento entre a empresa e público. Afinal, quem não quer receber bons produtos ou serviços com rapidez, não é?
Os squads também influenciam diretamente na agilidade do atendimento, sem falar que, o suporte começa a ser mais especializado e personalizado. Lembrando que, o novo consumidor está em busca constante por soluções personalizadas. Além disso, o tempo de onboarding dos clientes é reduzido, aperfeiçoando a experiência do usuário.
Maior contribuição
Cada profissional tem sua especialidade, mas isso não impede que contribuam para a performance geral do processo ou projeto. Nesse sentido, essas pessoas conseguem colaborar de modo ativo com o time para atingir a meta em comum. No modelo squad, a motivação é facilmente visível, o que melhora os processos e resultados corporativos.
É importante salientar que, não só a empresa ganha, os funcionários também podem aumentar seus conhecimentos, na prática, com os colegas.
Ficou com alguma dúvida? Então, envie-nos um recado!
Resumo do post