Ao pensar na Transformação Digital, geralmente, já associamos com empresas privadas, não é? Mas, esquecemos que essa mudança está acontecendo em toda sociedade, ou seja, não se restringe a um setor específico. Sendo assim, os órgãos públicos também estão passando por uma transformação estrutural e cultural, procurando tornar-se mais digital para trazer mais agilidade e efetividade nos serviços prestados.
Atualmente, os principais desafios para transformar digitalmente o setor público são:
- A mudança cultural;
- A disponibilização de recursos financeiros;
- O grande legado de infraestruturas, processos e sistemas desatualizados.
Para instituições governamentais implementarem a base tecnológica em sua estrutura, precisarão contar com uma empresa especializada no assunto, pois antes da implantação, é necessária uma análise prévia de requisitos.
Simone Silva, Executiva de Contas da Ewave do Brasil, explica que cada órgão público tem um nível de maturidade de tecnologia diferente. Por isso, a análise individual é necessária para determinar um ‘roadmap’ com os próximos passos. Assim, é possível trilhar a jornada de Transformação Digital e os objetivos que a instituição deseja atingir ao final.
Quais as tecnologias procuradas pelas instituições governamentais?
A procura por serviços e produtos tecnológicos está relacionada diretamente com o quanto a organização já desenvolveu e integrou a tecnologia nos trabalhos até o momento.
Simone Silva relata que, aqueles com um baixo nível de maturidade no emprego de tecnologia estão procurando, principalmente, os serviços de otimização da TI. Isto é, soluções que ajudarão a tornar o legado mais eficiente, a fim de que o órgão comece a investir em projetos de inovação e transformação.
A profissional da Ewave completa o assunto explicando que, “as instituições com maior maturidade no assunto, no geral, procuram por soluções de automação da TI e automação de processos. Com isso, o objetivo é reduzir os custos e aumentar a eficiência nos serviços e processos”.
E também existem aqueles órgãos públicos com um alto nível de maturidade. Nesse caso, Simone menciona que as soluções de modernização de aplicações e implementação de processos ágeis são bastante procuradas. Por meio dessas tecnologias, as instituições conseguem responder às necessidades da sociedade de maneira rápida e oferecendo uma melhor experiência de interação.
Vantagens ao passar pela Transformação Digital
Mediante o emprego de soluções tecnológicas, as instituições governamentais tornam seus investimentos mais eficientes por meio da otimização e adaptação de processos e serviços.
Dessa maneira, o resultado é a diminuição de gastos e a aplicação dos recursos financeiros de forma mais assertiva. Sendo assim, são disponibilizadas à sociedade, informações mais transparentes e a prestação de serviços de forma mais ágil.
Como são entregues as tecnologias aos órgão públicos?
“A tecnologia por si só não consegue fazer o trabalho sozinha. Então, antes de decidir pela implementação de uma nova tecnologia, deve-se realizar uma consultoria, a fim de ajudar os órgãos a conhecerem as opções e caminhos disponíveis e como cada uma delas vai endereçar os problemas de negócios. Assim, a instituição governamental consegue identificar os seus desafios e tomar melhores decisões”, explica a Executiva de Contas.
Outro ponto crucial para que as soluções sejam entregues, conforme a expectativa, são os serviços de pós-venda. Eles são cruciais para o sucesso de qualquer estratégia de Transformação Digital no setor público.
Ficou com alguma dúvida em relação à Transformação Digital dentro desses órgãos? Então, envie-nos uma mensagem. 🙂