Sua produtividade, consistência e eficiência profissional, aliadas a uma boa conexão com a internet durante o home office permitem bons resultados no trabalho, não é? Se o que falta pra você é ajustar a rede, encontre ótimas dicas a seguir!
Atualmente, devido à quarentena desencadeada pela pandemia de COVID-19, muitos profissionais estão de home office. Então, nesse exato momento, quase pós-pandêmico, algumas pessoas já estão voltando às empresas, porém várias outras permanecerão com o trabalho remoto. Há casos ainda que, a instituição percebeu a efetividade do trabalho em casa de seus colaboradores, e por esse motivo, o modelo será mantido de forma contínua.
Independente de quanto tempo você permanecerá trabalhando em casa, uma coisa é certa: a conexão com a internet precisa ser muito boa. Afinal, esse item faz toda a diferença na entrega das tarefas, e até mesmo, na sua produtividade.
O estresse é um sentimento comum daqueles que têm uma conexão de internet ruim, consequentemente, interferindo na produção geral do serviço. Vamos tentar evitar ao máximo essa situação?
Confira como otimizar sua conexão com a internet durante o home office:
Seu roteador está aonde?
Sabemos que o aparelho nem sempre tem um design bonito e, por esse motivo, algumas pessoas fazem questão de escondê-lo atrás de decorações. Mas, antes da beleza, é importante pensar na boa conexão.
Esse aparelho precisa estar, de preferência, próximo do computador e afastado de locais úmidos. A sugestão é colocar o roteador em um local alto, pois caso deixe-o muito perto do chão fica mais difícil manter a propagação do sinal, sem falar que, a chance de acontecer um acidente é maior.
Teste 1,2,3… Você já testou sua conexão?
Há diversos sites e sistemas free que podem ajudar nessa missão. Por meio deles, teste a velocidade da internet, a fim de controlar se a velocidade recebida é a mesma da negociada e contratada. Portanto, caso perceba que não está condizente, entre em contato com a fornecedora do serviço.
Rede wi-fi segura
Utilize práticas de segurança no wi-fi, por exemplo, o protocolo WPA. Por meio dessa solução, há ótimas encriptações para proteger a rede caseira. Dessa forma, evita-se que hackers roubem seus dados, além de impedir a lentidão na conexão por conta de dispositivos indevidos. Ah, para saber mais sobre como manter a Segurança da Informação em casa, clique aqui.
Se puder optar entre o wi-fi e o cabo de rede, prefira a conexão com fio!
O cabo faz uma conexão direta entre o roteador e o computador. Ou seja, a interferência de outros elementos é desconsiderada. Assim, se precisa de uma boa qualidade de internet para o home office, tenha isso em mente.
Falha na conexão? Pode ser fonte de interferência!
Veja se não há dispositivos com o bluetooth ligado. Sim, ele pode interferir na sua conexão. Além do mais, bloqueios físicos como metais, janelas e até o micro-ondas contribuem para uma qualidade ruim de internet.
Precisará realizar downloads pesados?
Nesse caso, pode ocorrer uma lentidão da internet. Então, se possível, baixe os arquivos ou programas no período em que não está realizando, por exemplo, videoconferências. Se o seu trabalho remoto é em horário comercial, escolha fazer os downloads durante a noite, a fim de evitar o estresse com a lentidão.
Outro detalhe importante: sabe aquelas atualizações que a máquina solicita periodicamente? Não permita que realize o update em qualquer horário. Agende para quando considerar mais propício.
E aí, bora fazer um home office produtivo?