Sabemos que, atualmente, existem muitos questionamentos ligados ao assunto Desenvolvimento Profissional. Por exemplo:
— Preciso realizar uma graduação para ter uma carreira sólida?
— A vida acadêmica me trará um excelente Desenvolvimento Profissional?
— Graduei e fiz uma pós. Será que é o suficiente?
— Como mostrar que sou realmente bom na minha área?
Você já deve ter se questionado sobre um desses pontos, não é? Então, para instigar a reflexão sobre o seu Desenvolvimento Profissional, responderemos essas dúvidas com outras perguntas:
— Você já tem certeza de qual carreira quer seguir, ou seja, pesquisou sobre a parte teórica e prática da profissão?
— Você pretende estudar e se dedicar durante a vida acadêmica ou busca apenas um diploma?
— Durante o período de graduação e pós, acredita que foi um aluno(a) aplicado(a)? Realizou estágios, a fim de melhorar o Desenvolvimento Profissional ou trabalhou na área?
— Já pensou em mostrar os resultados que conquistou durante sua carreira?
Independente do seu desempenho como aluno(a) na escola ou faculdade, a evolução profissional precisa ser contínua. Então, optando ou não por uma graduação, para melhorar o seu Desenvolvimento Profissional, precisará estudar, e estudar bastante. Além disso, deve ter uma boa dose de paciência, dedicação e resiliência.
E aí, está pronto melhorar o seu Desenvolvimento Profissional? Encontre aqui, dicas sobre esse tema:
1. Planeje sua carreira e crie objetivos de curto, médio e longo prazo
Diante de um mercado de grande concorrência e superdinâmico, o planejamento se faz necessário. Nesse sentido, na hora de planejar o seu Desenvolvimento Profissional, coloque no planner: o emprego que pretende conquistar, o cargo, em que lugar físico deseja estar, se quer uma experiência internacional, além da condição econômica e familiar. De uma maneira geral, você precisa saber onde quer chegar para traçar um caminho.
Pense em objetivos de longo prazo (10 a 15 anos), médio prazo (3 a 5 anos) e curto prazo (1 a 2 anos). Ao traçar onde quer chegar, o passo a passo fica mais claro e fácil. Desse modo, as suas metas terão mais chances de êxito.
Avante!
2. Analise suas habilidades e conhecimentos
Agora, vamos ao segundo passo. Você já planejou onde pretende chegar. Portanto, inicie uma profunda pesquisa de mercado para saber quais habilidades e conhecimentos precisa para ocupar o cargo desejado. Em seguida, realize um levantamento sobre os possíveis cursos e formações que podem potencializar sua carreira. Aaaah! Analise também os concorrentes e futuros parceiros.
3. Elabore um plano de ação para melhorar seu desempenho profissional
Crie estratégias para os seus objetivos logo após a pesquisa, isto é, prepare um plano de ação, isso ajudará a tirar as metas do papel. Além disso, estabeleça prazos, assim, fica simples mensurar o progresso dos seus planos.
4. Faça cursos e se desenvolva continuamente
Além dos cursos da área técnica, busque treinamentos, workshops e eventos de Desenvolvimento Pessoal. Afinal, a inteligência emocional é essencial no trabalho, não é verdade?
Muitas empresas, na hora de contratar, avaliam não somente o conhecimento técnico, mas as habilidades interpessoais do profissional. Sendo assim, unir o desenvolvimento do Q.I. (Quociente de Inteligência) e do Q.E (Quociente Emocional) otimiza os seus resultados.