Um dos temas mais discutidos em “boards” e conselhos diretivos é, sem dúvida, a transformação digital. Veja o que o mercado brasileiro e mundial procuram em relação à tecnologia:
- Produtos e serviços diferenciados;
- Redução de custos operacionais;
- Jornadas de usuários bem-sucedidas;
- Gestão inovadora – que saiba lidar com incertezas e que responda com rapidez e eficácia aos desafios do cenário econômico e comercial.
Diante desse cenário, atingir essa tão desejada inovação é um grande desafio. Nesse sentido, as dúvidas mais comuns são: Por onde começar? Quais são os obstáculos e onde se escondem as armadilhas desta cobiçada trilha? Qual o papel do Estado? Seria ele o regulador, facilitador, ou vilão?
Então, antes de criar novas ideias, um caminho interessante é replicar as experiências que deram certo em outros países. Certamente, inovar demanda aprender a se relacionar com o erro e o fracasso. Portanto, para trabalhar com inovação, o ideal é atuar com empresas adaptadas a este cenário.
Vale citar exemplos de união entre governos e iniciativas digitais, por exemplo: Israel, Estônia e Índia. Muito se questiona sobre a situação do Brasil e o fortalecimento do seu ecossistema de inovação. Iniciativas têm aflorado ao longo dos últimos anos, mas alguns especialistas ainda enxergam barreiras que impedem o desenvolvimento de um cenário mais promissor no país.
Brasil, país da diversidade e criatividade
A visão sobre o potencial inovador do Brasil pode e deve mudar. Temos diversidade, algo essencial para inovação, assim como mentalidade aberta e criatividade, que são matérias-primas para renovar e criar.
A Ewave do Brasil tem todas as credenciais necessárias para exercer um papel de protagonista neste cenário, pois somos uma empresa brasileira com DNA israelense. Em 2019, mais de 25 novas startups israelenses ingressaram no quadrante mágico do Gaertner como “Cool Vendors”. Ainda neste ano, Israel foi ranqueada entre os 10 países mais inovadores pela Forbes.
Acreditamos que a criatividade e a audácia das startups, temperadas com o espírito empreendedor latente em nosso país, são os elementos que nos credenciam a empunhar a bandeira da inovação. Que tal avançar conosco?